Câmara Mirim discute o transporte público em JF

A Câmara de Vereadores Mirins reservou as discussões do mês de novembro para o transporte público em Juiz de Fora. Entre as questões principais levantadas pelos jovens, estão a superlotação dos ônibus, o retorno do transporte troncalizado e a possibilidade de novas licitações para as empresas de ônibus circulares. A primeira reunião para apresentação de proposta dos vereadores mirins aconteceu no dia 03 de novembro e a segunda, no dia 10.

No dia 03, dez propostas foram apresentadas no Plenário Francisco Antônio Pinheiro. Os vereadores Antônio Martins (Tico-Tico – PP) e Isauro Calais (PMN) acompanharam a reunião. Nessa primeira etapa, alguns vereadores mirins destacaram o descaso com a preferência de assentos para idosos, gestantes e deficientes. O impacto do preço da passagem na vida dos estudantes foi recorrente. Os adolescentes apresentaram propostas de meio-passe e até mesmo de passe livre, como é o caso da estudante Gabriela da Silva, da E.M. José Calil Ahouagi. Gabriela lembrou ainda do preço de R$ 1,55, baseado em estudos feitos pelo Ministério Público em 2008.

Os vereadores alertaram também para a falta de ônibus nos horários de pico e nos sábados, domingos e feriados. A volta do SITT, Sistema de Transporte Troncalizado foi cogitada, desde que reestruturado, para melhor atender a população. Wellington de Oliveira, da Escola Estadual Professor Teodoro Coelho, do bairro Jóquei Clube reivindicou a realização de um novo processo licitatório para o transporte coletivo, que não acontece desde 1988. O estudante inovou, apresentando um estudo sobre a viabilidade técnica e financeira de um metrô em Juiz de Fora.

Na reunião do dia 10, a abertura de concorrência tomou grande parte das discussões. O presidente Antônio Henrique Gomes de Almeida, da E. E. Clorindo Burnier, e a maioria dos vereadores mirins, acreditam que isso acarretaria a redução do valor da passagem e o melhor atendimento aos usuários.

A zona rural também foi lembrada pelos vereadores. Vitória Andrade Petroni, da Escola Estadual Duque de Caxias reivindicou ônibus em melhores condições para as regiões afastadas, já que a maioria deles apresenta defeitos e muitas vezes quebram no meio do caminho, prejudicando os moradores. Marcelle Scaldini, do Espaço Educacional Lápis de Cor, chamou atenção para os longos intervalos entre as passagens de carro para a zona rural.

Nas duas reuniões, o transporte ferroviário foi lembrado pelos vereadores mirins. Para eles, a medida irá desafogar o trânsito, além representar economia para o consumidor, já que a tarifa é bem mais baixa. Tamyres dos Santos Vieira, da Escola Adventista de Juiz de Fora usou como argumento a viagem que era feita de Benfica até Retiro.

A secretária da Câmara Mirim, Maria Isabel Pires, da E.M. João Guimarães Rosa sugeriu uma inovação: a circulação de ônibus entre os bairros da Cidade Alta. A aluna é moradora do Cruzeiro do Santo Antônio e acredita que a medida vai agilizar o transporte na região.

A segunda reunião terminou com a entrega de um manifesto de moradores da Cidade Alta, feita pela aluna Diana Rodrigues Dornelas da Costa, da Escola Municipal Doutor Adhemar Rezende de Andrade. A comunidade reivindica o funcionamento da Policlínica de São Pedro. Segundo os moradores, prédio está pronto, foi inaugurado, mas não é utilizado.

As propostas dos pequenos vereadores são apresentadas em plenário, após uma discussão na escola de cada estudante. Aprovadas as propostas, elas são encaminhadas ao presidente da Câmara, Bruno Siqueira (PMDB), que é responsável por levá-las às autoridades de cada setor. A Câmara de Vereadores Mirins é um projeto que visa a integração das comunidades com a Câmara Municipal e a formação cidadã dos jovens das escolas de Juiz de Fora.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s