Escola Estadual é destaque em Feira de Ciências da UFJF

 

A Escola Estadual Fernando Lobo, mais uma vez, é destaque quando o assunto é o desenvolvimento tecnológico de seus alunos. A instituição ficou em primeiro lugar na Feira de Ciências promovida pelo Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, durante a Semana da Física. O projeto vencedor foi “Motor Elementar”, dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. No ano passado, a escola também foi premiada no mesmo concurso e teve seus trabalhos expostos em instituições de destaque, como o Colégio Militar e o Colégio de Aplicação João XXIII.

O projeto “Motor Elementar” foi desenvolvido pelos alunos Anselmo Vinícius de Carvalho dos Santos, Tairini Gleice Nascimento, Renan Mayo da Silva e Ísis Terracotta, sob orientação do professor de física Pláudio Evangelista. O projeto se baseou no funcionamento de um motor de uma usina hidrelétrica. A inspiração dos alunos foi a usina de Marmelos, primeira da América Latina.

Professor Pláudio Evangelista e os alunos vencedores na Feira de Ciências e no CRITT

O motor consiste em um sistema equilibrado onde uma haste de arame, que funciona como bobina, é ligada aos pólos de uma pilha. Uma vez colocada em movimento circular, a bobina permanece girando em função da corrente eletromagnética que vai de um pólo ao outro. A estudante Ísis Terracotta explica que o experimento montado por ela e sua equipe demonstra as bases das teorias do eletromagnetismo, utilizado em muitas invenções importantes.

Diagrama do projeto "Motor Elementar"

A estudante falou ainda sobre a importância do premio para os alunos e para a escola, e como a ligação com uma instituição de ensino superior motiva os alunos: “A gente bota em prática (o que é estudado na escola) e às vezes a gente aprende até mais (…) e manter um laço com a Universidade é uma coisa muito importante”. Para Ísis, o premio é uma valorização dos alunos e da escola pública.

Além do prêmio da Feira de Ciências do ICE, o colégio é destaque no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT) da UFJF. Os alunos da classe especial Daniel Andrade de Almeida e Clara Couto Fraga conquistaram o primeiro lugar entres os projetos das escolas de ensino fundamental e médio com a apresentação de dois circuitos, que fazem funcionar uma campainha e um motor, através do eletromagnetismo.

Projeto que levou o primeiro lugar geral no CRITT

Daniel conta que seu pai o ajudou na construção do experimento e que se sente muito feliz com o reconhecimento do seu trabalho e a possibilidade de levar o nome da escola para além de seus portões.

A diretora Solange Lopes Araújo conta que a escola procura incentivar o desenvolvimento tecnológico dos alunos, através de feiras de ciências anuais. Ela explica que a inscrição no concurso do ICE foi iniciativa do professor Pláudio Evangelista e que um dos objetivos é estreitar os laços entre escola e universidade, motivando os alunos e permitindo o contato com o meio acadêmico. A premiação do ano passado rendeu quatro bolsas para os alunos da E. E. Fernando Lobo, em projetos de iniciação científica na UFJF.

Pláudio explica que o incentivo dado pela escola não é só na área do desenvolvimento tecnológico. Os projetos desenvolvidos buscam trabalhar o crescimento pessoal do aluno, integrando várias disciplinas. Além das feiras de ciências promovidas dentro da escola, os professores organizam viagens e incentivam a participação dos alunos em concursos.

Para divulgar a produção dos trabalhos de 2009, a Escola Estadual Fernando Lobo promove um dia de integração com a comunidade. O evento vai acontecer no dia 28 de novembro, durante os períodos da manhã e da tarde, na própria escola.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s