Esoterismo ajuda a atrair boas energias

Por Fernanda Rocha e Lílian Máximo

Muitas pessoas buscam no esoterismo, feng shui, cromoterapia, tarô, búzios, simpatias e em outros tipos de crenças, formas para equilibrar as energias e ter uma vida melhor. Esses costumes sem comprovação científica são manifestações culturais muitas vezes milenares e atraem milhares de seguidores que buscam eliminar a inveja, mal olhado e perseguição que impedem o crescimento espiritual, profissional e pessoal.

Segundo estudiosos, talismãs, banhos, pedras, óleos, flores, velas, anjos e aromatizantes são elementos que trazem energias boas para o ambiente, além de espantar as energias negativas. No entanto, é preciso conhecer bem os procedimentos. A casa, por exemplo, não pode ser lugar para entulho. Um ambiente mais próspero pode ser conseguido com uma mudança na decoração, na disposição dos móveis, nas cores, entre outras coisas. Este é o princípio do Feng Shui que parte da relação entre vento e água para observar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e procura redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários.

Constatando que certos tipos de vibrações presentes no ambiente e em seu entorno poderiam agir de modo benéfico para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tenderiam a ser prejudiciais, o Feng Shui atrai seguidores que buscam estudar como situar as edificações, móveis e objetos da maneira mais adequada segundo esta interpretação da natureza. Assim, quando as pessoas encontram este equilíbrio, podem gozar de saúde, boa sorte e prosperidade (isso também explica o que porque nos sentimos mais confortáveis em determinado ambientes e porque alguns locais são mais habitados que outros) e quando as ignoram e se alinham com influências nocivas, podendo experimentar dificuldades e obstáculos expressos em doenças, má sorte ou indisposição. ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS.

O conhecimento destas “influências” pode explicar muitos fenômenos que percebemos apenas de forma intuitiva, como a paz e a tranquilidade, por exemplo. Silvana Maria Mendes aplica o que aprende em acompanhamentos espirituais em casa. Além de adotar o princípio do Feng Shui, ela usa cristais e pirâmides como uma forma curativa, ultrapassando o princípio decorativo.

Terapia holística

Darcy Castanheira resolveu mudar de vida quando percebeu que o stress não o deixava em paz e os vícios o perturbavam demasiadamente. Assim, após muitos anos de estudo e uma vivência significativa com diversas religiões e filosofia milenares, se tornou terapeuta holístico e atende pessoas que buscam se curar e viver com mais qualidade de vida. Ele ensina os princípios do reiki, da pirâmide aliada à cromoterapia e da caixa hogônica para equilibrar a parte espiritual, física e energética das pessoas.

A cromoterapia aplicada à pirâmide cura utilizando como base as sete cores do espectro solar em diferentes intensidades

A prática da utilização das cores n a cura de doenças vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Darcy Castanheira acredita que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. O vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada e trabalhados juntos, tem poder curador. Ana Luiza, 21 anos, frequenta o centro terapêutico desde os 12 anos de idade e acredita que quando não participa da terapia, a vida começa a desandar.

A massoterapeuta Silvana Maria Mendes procurou se tratar há quase três anos atrás por indicação de uma amiga e não parou mais. Ela tinha diagnóstico de transtorno bipolar entre outras complicações pessoais e desde então afirma que vem recebendo curas e se sente muito melhor.

Consultoria Espiritual

Dona Irani, 62 anos, é conhecida como “Mãe da Bahia” há mais de 50 anos. Espírita, ela lê cartas, joga os búzios e consulta entidades de pomba gira para pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda pessoal ou profissional, como cura de doenças ou problemas de família. De acordo com ela, é possível “ver o futuro” dentro de um limite espiritual, assim, com simpatias e umbandas trabalha-se esses males, buscando o bem.

Velas são acesas para cada santo ou entidade para buscar proteção e cura

A “Mãe da Bahia” acredita que a maioria das pessoas que procuram pelos seus serviços (também incluem jogos de tarô e búzios), são comerciantes e industriais, estudantes que buscam sucesso nas provas de vestibular e concursos, mulheres sobre orientação de relações afetivas e em último patamar, os políticos.

Nas cartas do tarô são representadas por arcanos que significa “mistério ou segredos a serem desvendados”

No jogo de cartas do tarô, composto por um baralho de 78 cartas (21 trunfos, um curinga e quatro conjuntos de naipes com 14 cartas cada), as cartas passaram a ser usadas para a previsão do futuro e estão associadas aos misticismo e a magia e desde fins do século XIX. A leitura do tarô é usada principalmente para uso divinatórios. É executada por meio de uma técnica específica por médiuns, escolhidos ou estudiosos. Irani afirma que nenhuma mãe de santo deve falar de tragédias e desgraças para não assustar o cliente, no entanto, ela pode guiá-lo através de uma ajuda espiritual para acabar ou minimizar os problemas que as cartas às vezes revelam. Num processo mediúnico, o tarô seria uma ligação espiritual entre o ser e o plano superior como qualquer outro instrumento o faria.

No jogo de búzios são analisadas as caídas e a disposição em que eles se encontram

O jogo de búzios (conchas pequenas de praia) é outra prática presente no mundo do esoterismo e misticismo popular. São aplicados com o objetivo de consultar o futuro ou o passado em comunicação com os orixás e a prática está reservada apenas a pessoas com uma forte espiritualidade, como a “Mãe da Bahia”. Ela acredita que faz o serviço de consulta espiritual após anos de aprendizado e recebimento dos direitos, autorizações e ensinamentos dado pela sua mãe de santo. Ela antes reza e saúda todas as divindades e conversa e lhes faz perguntas. Considera-se que as divindades afetam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.

A quantidade de búzios pode váriar, no entanto, o mais comum é composto de 16 ou 17 búzios, mas o jogo com 21 búzios também é muito comum. Podem ser jogados apenas em uma toalha branca numa mesa, ou num círculo formado por colares com vários objetos representativos dos orixás ou numa peneira também com fio-de-contas e objetos.

Simpatias

Simpatias prometem sorte, afastando o mau olhado e a inveja

Simpatia é uma forma de magia ou feitiçaria básica, extremamente ligada ao povo, normalmente de origem campesina. As simpatias são formadas da mesma substância da superstição e está intimamente ligada a esta. Muitos acreditam nesse poder curador e/ou de equilíbrio para ter uma vida mais tranquila e agradável. No entanto, é preciso ficar atento à esses rituais. Alguns são ensinados de maneira errada e podem trazer sérios transtornos futuro, como afirma a mãe de santo. Maria José Braga, comerciante, tem sempre uma simpatia para tudo. Ela não confia em revistas e outros informativos que estão disponíveis em bancas de jornal. No entanto, sabe, faz e aconselhas muitas simpatias que aprendeu com a mãe e a avó. “Sempre dão certo. Eu faço e indico”.

Além das crenças abordadas acima, que não são totalmente comprovadas pela ciência, há aquelas que são oriundas dos astros e dos 12 signos do zoodíaco. Cada pessoa, de acordo com o nascimento, apresenta um signo que rege sua vida, assim como cada pessoa possui um anjo de guarda que proteje seu caminhar na terra. Não importando o tipo de crença, o principal é buscar o bem comum, a saúde, o bem-estar e a harmonia.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Especiais

Uma resposta para “Esoterismo ajuda a atrair boas energias

  1. Iluska Coutinho

    Boa contextualização do tema, criando um envolvimento com o leitor e fazendo-o se sentir interessado pelo assunto. Matéria bem pontuada, ilustrada com vídeos e sonoras, responsáveis por aguçar a curiosidade dos leitores. Há, ainda, a utilização de personagens, que humanizam o relato e aproximam a reportagem dos leitores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s