Diversidade artística em exposição na Casa de Cultura

Por Luana Lazarini

Até o dia 31 de março, os apreciadores de artes visuais podem conferir a exposição Identidade criada pelo do Coletivo de Artistas Visuais de Juiz de Fora, do projeto “Confraria de Arte”, na Casa de Cultura da UFJF.

O Circuito de Arte Identidade surgiu com o intuito de promover um encontro das diversas manifestações artísticas. Grafitti, fotografia, pintura, escultura, instalação, moda e mosaico estão presentes em um só lugar. A exposição conta com obras de 21 artistas, dentre os mais de 40 integrantes da Confraria. Além da mostra, o Circuito oferece também oficinas, palestras e debate.

Obra coletiva do Confraria de Arte

A iniciativa é resultado do projeto “Confraria de Arte”, aprovado em 2009 pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura com a cota mínima de quatro mil reais.

“Confraria de Arte”

A idéia de montar o projeto surgiu da estudante de Artes da UFJF, Alessandra Fonseca, conhecida como Rizza, durante um curso de artes visuais. Há um ano ela convidou artistas da cidade para se reunirem e discutir sobre o tema. Desde então, os encontros são realizados semanalmente.

O objetivo da Confraria é ser um ponto de encontro dos artistas de Juiz de Fora e discutir a questão das galerias, a pouca freqüentação destas, como as pessoas pensam a arte hoje em dia e o que vendem, dentre outros. “A confraria tem o propósito de mudar o cenário da arte na cidade. A gente quis mostrar o potencial que a cidade tem. Tem artistas bons”, pondera Rizza.

Uma das grandes preocupações do Confraria é com que a arte seja melhor divulgada e valorizada, uma vez que o público das artes visuais em Juiz de Fora é pequeno. Apesar disso, a procura pela exposição Identidade tem sido boa, de acordo com a presidente da Confraria de Arte.

O Circuito de Arte vai até o dia 31 na Casa de Cultura da UFJF. A exposição está aberta de segunda à sexta, das 14 às 19h. A entrada é gratuita. A programação pode ser conferida no site Confraria de Arte.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s