Vacina contra H1N1 causa reações que incomodam

por Laís Souza

Pode parecer só uma picadinha. Mas, muita gente está com receio de tomar a vacina contra o vírus H1N1. Isso porque as reações têm incomodado grande parte daqueles que se submeteram à vacinação.

As reações são diversas, dependem de cada organismo e da resposta imunológica que cada pessoa desenvolve quando entra em contato com o vírus inativo. A maioria das pessoas sente apenas uma forte dor no local da aplicação da vacina. Algumas são pouco afetadas: “Tive uma dor leve no braço, que durou umas 24 horas, conta o economista Rafael Cury, de 25 anos”. Mas em alguns casos, a vacina provoca muitas reações adversas de uma só vez.

Segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde, Marcilene Costa, os sintomas tendem a desaparecer em 48 horas. Mas para muitas pessoas, esse prazo tem se excedido. “Tive muita dor no braço, até o terceiro dia, e uma dor leve até o quinto dia. Fiquei com o corpo doendo, tive um pouco de febre e cansaço. Era como se eu estivesse meio gripado”, conta o economista Rodrigo Chaves, de 25 anos. A mãe dele, de 49 anos, teve febre alta e muita dor no corpo. Já a irmã, de 20 anos, reclamou apenas de forte dor local.

Para amenizar as reações adversas, Marcilene dá algumas dicas: “Para dor local, pode-se colocar compressa fria, sem massagear. No caso da febre, a pessoa pode tomar o antitérmico de costume”. Para as outras reações, a recomendação é ficar de repouso, tomar bastante líquido e esperar.

A campanha está sendo feita por etapas. Cada faixa etária tem seu prazo para tomar a vacina. Porém, algumas pessoas acima de 29 anos, conseguiram tomar a vacina no prazo destinado à adultos de 20 a 29 anos. Marcilene, explica que, depois de constituída, a vacina é valida por 24 horas. “Às vezes, já está no final do dia e se deixar para o dia seguinte, a vacina vence. Então pode acontecer de ter uma pessoa fora da faixa etária programada para aquele dia, que acaba sendo vacinada”, completa.

Quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. Mas, as pessoas que estão com a imunidade um pouquinho mais baixa, não tem razão para se preocupar. As reações adversas não aumentam por conta disso. “A gente só está pedindo para adiar a vacinação no caso de pessoas com dengue, porque tem uma queda de plaquetas, em pessoas com doenças agudas graves e em caso de quadro febril. Fora isso, os imunodeprimidos, inclusive, estão incluídos na normativa do Ministério (da Saúde) para serem vacinados como portadores de comorbidade crônica.”

Nem todo mundo pode tomar a vacina contra o vírus que assustou o país no ano passado. Essa foi uma resolução do Ministério da Saúde, que precisou administrar a quantidade insuficiente de vacinas para toda a população brasileira. “A gente está seguindo uma normativa do Ministério da Saúde, onde ele concluiu que a faixa etária que houve maior incidência da doença no ano passado foi de 20 a 39 anos e que o restante da população abaixo disso respondeu bem à doença. Então como o Ministério não tem número de doses para atender todo mundo, ele preconizou essa faixa etária, que foi mais atingida, inclusive com índice maior de mortalidade”, explica Marcilene.

Em Juiz de Fora, já foram vacinados cerca de 70.944 pessoas segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde, no último dia 16. Além das unidades básicas de saúde, shoppings e universidades abriram postos de vacinação, o que, segundo Marcilene, surtiu um efeito positivo: a demanda foi grande.

Para quem ainda não tomou a vacina, é melhor deixar o medo de lado. Segundo o Ministério da Saúde, as reações adversas, embora incômodas, são mínimas perto dos sintomas provocados pela Gripe A.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Cotidiano

2 Respostas para “Vacina contra H1N1 causa reações que incomodam

  1. monica da silva faria

    Após tomar a dose da vacina h1n1, além de ter as reações normais,também estou com algumas pigmentações vermelhas no local da aplicação além de sensação de queimadura,isso é normal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s