Álbum de figurinhas virtual da Copa do Mundo é a nova febre entre amantes do futebol

De quatro em quatro anos, o Brasil para. Indústrias desligam suas caldeiras, estudantes são liberados mais cedo de suas aulas. Tudo para acompanhar o maior evento esportivo de uma só modalidade. Há menos de 50 dias para a Copa do Mundo, a mobilização já começou. Mudança na decoração das lojas, ruas com bandeirinhas verdes e amarelas, coleções de álbuns de figurinhas, enfim, vale tudo para mostrar o tamanho da paixão pela seleção canarinho. Mas na era das redes sociais de Twitter, Orkut e Facebook, a nova moda é o álbum de figurinhas virtual do site da FIFA.

O álbum virtual funciona da seguinte maneira: Depois de criar uma conta no site, o usuário recebe seis pacotes virtuais no primeiro dia, contendo cinco figurinhas cada. Depois, ele recebe todos os dias dois pacotes, mesmo que ele não acesse a conta. Os pacotes serão acumulados até que ele entre novamente na sua área pessoal. Como em todo álbum, o colecionador deve dividir os cromos entre repetidos e não-repetidos. As figurinhas inéditas devem ser “coladas”, enquanto as repetidas podem ser negociadas com seus amigos ou na área de trocas

Colecionador não tem idade

Os românticos afirmam que o verdadeiro amor não se desgasta com o tempo. Pelo contrário, só aumenta.

Thamara não tem vergonha: "Adoro colecionar figurinhas"

A estudante Thamara Gomes, de 22 anos é prova disso. Apaixonada por futebol, sempre foi colecionadora de álbuns e não tem nenhuma vergonha de afirmar isso, “a paixão pelo futebol não tem idade. Acho que apenas os aficcionados pelo esporte mantêm essa vontade de colecionar produtos relativos ao mundo da bola. Eu estou me divertindo muito colecionando figurinhas para o álbum da Copa” afirma a estudante.

Tecnologia auxilia os colecionadores

Toda criança que é apaixonada por futebol sonha em ter um álbum. A sede por pacotinhos de figurinhas é viciante. Mas, com o passar dos anos, os pais não querem mais sustentar os “vícios” dos filhos que já abandoram a infância. Além disso, o processo de troca de figurinhas demanda tempo até que se encontre alguém com a figurinha brilhante da seleção brasileira disponível para troca, por exemplo.

Para o estudante de Comunicação Social da UFJF, Henrique Fernandes, o álbum virtual foi uma maneira de economizar tempo, dinheiro e continuar colecionando figurinhas.

Henrique Fernandes acredita que o álbum virtual é uma maneira prática e divertida de manter o hábito das coleções de figurinhas

“Com o corre-corre do dia a dia, não temos tempo para procurarmos por figurinhas repetidas ou comprarmos novos pacotinhos. Por isso, vejo no álbum virtual uma alternativa econômica e prática para se colecionar figurinhas, já que o sistema de trocas virtual é automático, ou seja, você pede em uma área de trocas que há no site, e a figurinha que você deseja já vem imediatamente, enviada por outro colecionador”, garante Fernandes.  “Com a tecnologia há novos meios de se divulgar a figurinha que você precisa, muitas pessoas que eu conheço, por exemplo, estão postando no Twitter as figurinhas que têm repetidas”, destaca Thamara.

A principal diferença entre o álbum virtual e o real é o esquema de trocas. Não há valorização de uma figurinha rara, já que as trocas são feitas de forma automatizada. “No álbum virtual perde-se aquela sensação de batalhar por uma figurinha, ou de rodar por várias bancas da cidade em busca de alguma que tenha os pacotinhos. Além disso, é impossível você trocar uma figurinha rara, por exemplo, ou a de um ídolo por duas ou mais figurinhas do colecionador”, ressalta Henrique.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Esporte, Webjornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s