Competição virtual busca novos empreendedores

Por Luana Lazarini

Começa, este mês, o Desafio Sebrae. Em sua 11ª edição, a competição virtual teve recorde de inscrições. Mais de 158 mil universitários de todo o país, divididos em equipes, irão participar do jogo.

Minas Gerais foi o 3º estado com maior número de inscritos na competição, com 12.247 participantes. Em Juiz de Fora, o desafio foi amplamente divulgado.  No entanto, a UFJF, que no ano passado foi a instituição de ensino com o maior número de inscritos em Minas, este ano ficou na 2ª posição da lista, ficando atrás da Universidade Federal de Viçosa.

O Desafio é um jogo virtual em que universitários simulam o dia a dia de uma empresa. Esse ano, a competição traz como tema o setor de fabricação de instrumentos musicais.  De acordo o analista do Sebrae de Juiz de Fora, João Paulo Palmieri, o objetivo principal do jogo é desenvolver a capacidade gerencial dos estudantes e estimular neles a possibilidade de se tornar um empreendedor. “A abertura de um negócio próprio, se não a principal, é uma das principais soluções para quem quer se destacar no mercado atual”, pondera João Paulo. OUÇA

A competição virtual é uma ótima oportunidade para aqueles universitários que buscam formas de se diferenciar no mercado competitivo. Grandes empresas, como a Gerdau, procuram o Sebrae para que ele indique  jovens que chegaram até as últimas etapas do jogo.

O Desafio Sebrae está presente, além do Brasil, em mais oito países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Entendendo o jogo

A equipe participante precisa fazer o download do jogo pelo site do Desafio. É instalado um software de gerenciamento que durante a competição avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. As medidas tomadas são avaliadas por membros do Sebrae e comparadas com as dos outros participantes. Esse processo resulta em uma pontuação para cada equipe. Ao final de cada fase, os estudantes avançam etapas, enquanto outros são eliminados do jogo.

Prêmios

O Desafio é realizado em cinco fases, três estaduais e duas nacionais. Os integrantes das equipes vencedoras em cada estado recebem um troféu e a participação gratuita em um curso do Sebrae. Os classificados para a final nacional recebem como prêmio um notebook. A equipe vencedora ganha uma viagem de 10 dias para Barcelona, centro de referência mundial em empreendedorismo.

O Desafio Sebrae acontece entre maio e novembro. Outras informações pelo site www.desafio.sebrae.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s