Colares no Forum da Cultura da UFJF

por Lorena Molter

O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, apresenta a exposição “Colares” durante todo o mês de abril. Inédita, a mostra apresenta peças de 12 países diferentes feitas de materiais como conchas, miçangas, dentes de cavalo, ossos de peixe, cerâmica esmaltada e sementes exóticas. Dentre os artigos, destaca-se um colar confeccionado com dentes de cavalo feito em Juiz de Fora, além de outros vindos de diferentes partes do Brasil.

 

O Museu                        

O Museu de Cultura Popular possui mais de três mil peças e apresenta exposições mensais.  As mostras são, geralmente, relacionadas a temas dos meses do ano. Nelas, são encontrados materiais vindos de diversas partes do Brasil e do exterior. A Técnica em Acervo Cultural, Franciane Lúcia, destaca a quantidade de artigos vindos do exterior. “Atualmente, temos peças vindas de mais de 50 países.”

A maior parte do acervo é composta por objetos doados ao Forum da Cultura.  Franciane argumenta sobre o modo como é feita a conservação. “Nós optamos sempre pelo cuidado e pela preservação. Assim, guardamos todos os artigos em prateleiras e colocamos, por exemplo, os mais pesados embaixo para evitar quedas.”

A exposição Colares pode ser visitada gratuitamente, de segunda à sexta, das 14h às 20h30. O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio, 1112, em Juiz de Fora – MG.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Webjornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s