Projeto ficha limpa é arquivado e não deve entrar em vigor este ano

O Projeto Ficha Limpa teve a votação adiada. Nem o total de 1,6 milhão de assinaturas foi o suficiente para que os deputados votassem favor da medida, que impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça. Com esse novo adiamento, até quem defende a proposta já admite que a possibilidade de as mudanças valerem para a eleição de outubro é praticamente nula. A votação da matéria, agora, deve ficar para maio, o que na prática, impedirá que a nova regra possa valer já no pleito de outubro deste ano.

O projeto, que ficará na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) até o dia 29 de abril, surgiu de uma iniciativa popular, mas mesmo assim enfrenta a resistência de alguns parlamentares, já que torna inelegíveis candidatos condenados em primeira instância por um colegiado de juízes.

De acordo com o portal de notícias G1, apenas DEM, PSDB, PPS, PV, PSOL e PHS assinaram o pedido de  urgência para o projeto Ficha Limpa no dia sete de abril.

O cientista político Paulo Roberto afirma que não há interesse parlamentar em se aprovar uma mudança legislativa como essa antes das eleições deste ano. Paulo relata também que há pessoas, principalmente políticos, não interessados na vida  pregressa dos candidatos.

De acordo com o portal de notícias G1, apenas DEM, PSDB, PPS, PV, PSOL e PHS assinaram o pedido de  urgência para o projeto Ficha Limpa no dia sete de abril. (subir)

Entenda o que é o projeto ficha limpa.


Em breve: Confira a entrevista com o cientista político Paulo Roberto sobre:

-O que é um projeto de iniciativa popular?

– Por que a câmara ainda não aprovou esse projeto?

-Que mudanças reais poderemos ver se esse projeto for aprovado?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s