Dengue avança em Juiz de Fora

Desde o início do ano já são 7.756 casos confirmados de dengue na cidade. Os bairros Milho Branco, Centro e Borboleta são os mais atingidos. Em Minas Gerais são mais de 158 mil casos da doença e Juiz de Fora é a sexta cidade mais atingida do estado, atrás apenas de Belo Horizonte, Betim, Montes Claros, Contagem e Carangola.

No Bairro Borboleta são comuns os focos de dengue

Apesar dos quase 8 mil casos de dengue divulgados, a quantidade efetiva de pessoas contaminadas é outra. “Estamos vivendo uma epidemia de dengue e esse número é apenas um reflexo disso, mas sabemos que o número real é bem maior”, acredita Sônia Rodrigues, médica do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Com o objetivo de diminuir a incidência da doença, a Prefeitura sancionou a Lei 12.007/2009, que penaliza os proprietários de imóveis que contenham focos do mosquito da dengue. No entanto, as multas ainda não estão sendo aplicadas na cidade porque é preciso esperar, antes, o prazo mínimo de 60 dias para que a lei seja regulamentada. A expectativa é de que, com as multas, que variam de R$250,00 à R$500,00, os moradores fiquem mais atentos a possíveis focos e tomem medidas para evitar a proliferação do mosquito.

Bueiro aberto no Bairro Democrata

Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, enquanto a lei não é regulamentada o que tem sido feito é um trabalho educativo junto à população. Neste processo, além de serem conscientizados dos perigos da doença e dos meios para evitá-la, os moradores já estão sendo alertados e orientados em relação às futuras multas.

Mesmo com a chegada do inverno a previsão é de que o combate a dengue continue efetivo. “O trabalho dos agentes de saúde em relação a dengue é perene, dura todo o ano; a população não pode deixar de lado as medidas preventivas”, alerta Sônia Rodrigues. A médica lembra que, apesar de a dengue ser mais comum em épocas mais úmidas, ela não deixa de existir no inverno.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s