Pesquisa mostra atração dos jovens pelas drogas

Por Leonardo Civinelli

Cresce a cada dia o número de jovens envolvidos no uso de drogas. A dependência química altera o comportamento do usuário, levando-o, muitas vezes, a cometer roubos, assaltos, agressão e, em casos mais graves, até mesmo o suicídio. Interferência dos amigos, fuga da realidade, problemas familiares, ansiedade e busca pela integração no grupo social são alguns dos fatores que levam os jovens a usarem entorpecentes.

Segundo o dicionário Aurélio, a definição de droga é para qualquer substância que modifique o estado de consciência. Mas, no cotidiano, apenas as substâncias ilícitas como maconha, crack, cocaína, heroína, LSD são as realmente encaradas como drogas. Desta forma, esquece-se que as bebidas alcoólicas e o tabaco, livres para circulação, são considerados drogas lícitas e causam também consideráveis danos à saúde.

A assistente social Eliane Dias acredita que é na adolescência há mais risco de usarem substâncias tóxicas : “Essa busca pela droga é muito comum entre os jovens e muitos até só experimentam e depois não continuam usando. Mas nessa fase da vida é mais difícil e perigosa para as drogas”, diz. “Quanto mais conscientização for feita através das escolas, órgãos públicos e da sociedade, melhor será o resultado”, afirma Eliane.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam a opinião da assistente e apontam que mais de 70% dos estudantes de 13 a15 anos já ingeriram alguma bebida alcoólica e que um em cada quatro jovens já experimentou cigarro Além disso, a pesquisa revelou que mais de 8% dos entrevistados já fizeram uso de drogas, como a maconha, a cocaína e lança-perfume.

Leia mais sobre a pesquisa do IBGE aqui e assista um documentário do programa Fantástico sobre drogas na adolescência aqui .

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Webjornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s