Juiz de Fora fica em 245° em ranking nacional de bibliotecas

Por Isabela Lobo

O Ministério da Cultura divulgou no dia 30 de abril um estudo que mostra o número de bibliotecas municipais por cidadão no país. O 1° Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais considerou 4.763 bibliotecas em 4.413 municípios. Juiz de Fora, que teve apenas um espaço contabilizado, ficou em 245º lugar no ranking nacional e em 25° entre as cidades mineiras.

Por dia, cerca de 400 pessoas passam pela BMMM

A universitária Marília Dutra, que frequenta a Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM), acredita que o espaço atende bem seus usuários. “Eu sou de Formiga e também ia muito nas bibliotecas de lá. Acho a BMMM referência. É um espaço organizado e silencioso. Já peguei muitos livros, tenho carteirinha e tudo mais.”

O Coordenador da Biblioteca Murilo Mendes, Vanderlei Tomaz, mostrou-se surpreso com a colocação da cidade. “O censo procurou diagnosticar as bibliotecas criadas e mantidas pela prefeitura. Só levou em conta um espaço, mas existem outras iniciativas que precisam ser consideradas.” Para Vanderlei os espaços coordenados por associações de moradores ou por membros das comunidades, por exemplo, deveriam aparecer no estudo. “São mais de 20 iniciativas em toda a cidade”. Alguns exemplos são os espaços dos bairros Monte Castelo, São Pedro, Ipiranga e Santa Efigênia.

Vanderlei ainda lembra a existência da biblioteca Delfina Fonseca Lima, no Bairro Benfica. “Se a Delfina tivesse sido considerada, Juiz de Fora seria uma das primeiras do ranking”, afirma Vanderlei. Por dia, são atendidas cerca de 80 pessoas em Benfica e cerca de 400 na BMMM. Para o coordenador os números são bons, visto que a internet se torna uma concorrente. Muitas pessoas trocam os livros por busca na internet.

Apesar da colocação da cidade, Vanderlei Tomaz vê a iniciativa como uma oportunidade. “Nos incentiva a fazer mais e estender as parcerias e iniciativas.”

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s