Você sabe o que é Badminton?

Desconhecimento é a principal razão da falta de incentivo ao esporte

por Nathalie Guimarães

Embora seja desconhecido pela maioria dos brasileiros, o Badminton é um dos esportes que mais crescem no mundo. Em Juiz de Fora, isso não é diferente. A equipe de Badminton do Sport Club Juiz de Fora nasceu em 2008 e já coleciona vitórias. Mas o incentivo ao esporte ainda é pouco.

Bernardo Pimentel, de 15 anos, morava em Palmas, no Tocantins. Lá teve o primeiro contato com o Badminton. “Meu pai me deu um kit e aí eu comecei a praticar. É uma ótima atividade física.”. Ele é um dos atletas sob comando de Daiverson Ferrari, técnico da equipe competitiva de Badminton do Sport. Os atletas treinam quatro vezes por semana para aumentar seu nível e chegar cada mais perto dos títulos nos campeonatos que disputam em Juiz de Fora e no Rio de Janeiro.

Mas ainda falta incentivo para o Badminton em Juiz de Fora. Daiverson atribui isso à falta de divulgação do esporte. De acordo com ele, no Brasil, o esporte não possui credibilidade. “Ele é visto como novo e não é reconhecido pela sociedade. Muita gente compra kits de Badminton para levar para sítios e desconhecem que é um esporte olímpico”, afirma.

Daiverson Ferrari (esquerda), Bernardo Pimentel, João Ricardo e Alex Palma, equipe do Petropolitano que participou da 1ª etapa do circuito carioca de Badminton de 2010. Crédito: Arquivo Pessoal

Com o objetivo de difundir o esporte na cidade e incentivar novos talentos, o Sport Club Juiz de Fora oferece aulas para iniciantes e para quem quer apenas se divertir. Segundo Daiverson, o Badminton é um esporte de fácil aprendizado, que não exige força e serve de prática esportiva para diferentes idades e gêneros. “Avôs e netos podem jogar um com outro”. Ele ressalta ainda que, apesar da falta de incentivo, a procura pelo Badminton está crescendo, principalmente, motivada pelo aparecimento do esporte na mídia, que ainda é tímido.

O próximo torneio da equipe é o Aberto de Badminton do Sport Club Juiz de Fora, que acontece entre os dias 26 e 27 de junho na sede do Sport. Conheça um pouco mais a equipe.

Uma mistura de Peteca e Tênis

Assim é o Badminton. Segundo os estudiosos, o esporte surgiu há cerca de dois mil anos, na Grécia. Naquela época existia um jogo conhecido como “Tamborete e Peteca”. Adultos e crianças participam. O objetivo do jogo era rebater uma peteca com tacos, sem deixar ela cair no chão.

Muito tempo depois, o esporte foi incorporado na Índia e batizado de “Poona”. Alguns especialistas divergem e acreditam que foi nessa época que o Badminton realmente nasceu. O jogo foi levado para a Europa por oficiais ingleses que, a serviço na Índia, gostaram do esporte. O nome Badminton só surgiu na década de 1870, quando uma nova versão do esporte foi jogada na Inglaterra, na propriedade de Badminton, que pertencia ao Duque de Beaufort’s.

Em 1934, foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF). Até então, havia somente nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Hoje 130 países fazem parte da IBM. A sede da Federação fica em Gloucestershire, onde era localizada a propriedade de Badminton. Saiba mais.

Conheça as regras.

Curiosidades

∙ O Badminton pode ser praticado em duplas ou individualmente.

∙ O esporte é relativamente barato. Uma raquete custa, em média, cerca de 60 reais. O preço da peteca fica em torno de 6 reais.

∙ É praticado preferencialmente em quadras cobertas, já que as petecas pesam cerca de 5g, e uma corrente de ar pode atrapalhar a trajetória dela.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s