Juiz de Fora avalia um ano de ProJovem Urbano

Por Nathalie Guimarães

Incentivar o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania. Esse é o objetivo do ProJovem Urbano que iniciou suas atividades em Juiz de Fora no ano passado. O comitê gestor do ProJovem, coordenado pela Secretaria de Assistência Social (SAS), faz uma análise positiva do primeiro ano de vigência na cidade. O programa é uma iniciativa do governo federal que oferece a jovens de 18 a 29 anos a oportunidade de elevarem o seu grau de escolaridade, em nível de ensino fundamental, e aprenderem uma profissão, participando ativamente de sua inserção na sociedade.

ProJovem Juiz de Fora. Crédito: SAS

“O ProJovem tem um alcance social muito grande. O projeto exige muita determinação e persistência dos jovens que participam. Os que conseguem permanecer aprendem e têm realmente uma melhora na própria vida pessoal”, afirma a secretária de Assistência Social Márcia Teixeira (ouça). Segundo ela, Juiz de Fora está executando muito bem o programa. “Nós estamos conseguindo atingir nossas metas, o que nos traz uma grande satisfação. A equipe está mais amadurecida. Estamos com bastante foco e corrigindo erros que existiram”, declara.

Em 21 de junho, começam as aulas dos novos 800 alunos, que se formarão no final de 2011. Para melhorar a qualidade do ensino, uma equipe de 28 educadores está em fase de contratação. Atualmente, o ProJovem possui 400 alunos, metade dos que entraram no ano passado. Segundo Márcia, é natural que haja essa taxa de desistência. “Essa evasão está dentro da média nacional. Inclusive, Juiz de Fora está com o percentual menor do que o Sudeste”, garante.

Para a educadora Carmem Lúcia Marota Cortes, que está no programa desde o início, existem dois motivos principais de os alunos abandonarem as aulas. “Um deles é a dificuldade da vida. Alunas cujos maridos não aprovam que elas freqüentem as aulas, por exemplo. O outro motivo é a falta de maturidade de alguns alunos, que não levam o programa a sério, o que é muito desgastante”. No entanto, Carmem também relata que há um lado positivo. “Muitos alunos, apesar de seus problemas sociais e pessoais, se esforçam muito. É gratificantes ajudá-los e perceber o crescimento deles”.

No dia 10 de junho, será realizada uma palestra sobre juventude e trabalho no Centro de Convivência do Idoso, às 19h. No dia 12, acontece a Segunda Mostra Jovem Juiz de Fora, em que alunos do ProJovem farão uma exposição com trabalhos produzidos junto com os educadores. A mostra será das 14h às 18h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, Avenida Getúlio Vargas 200, Centro.

Como funciona?

Podem participar do ProJovem pessoas de 18 a 29 anos que sejam alfabetizadas, mas que não tenham concluído o ensino fundamental. O aluno matriculado que obtiver 75% de freqüência e realizar 75% dos trabalhos tem direito a receber R$100,00 por mês, durante os 18 meses do programa. O aluno que morar a mais de um quilômetro de distância da escola e aquele cuja família tiver renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos, pode requerer o Cartão Passe Fácil. As aulas são realizadas no período noturno em escolas e outros espaços cedidos para o funcionamento do programa. Conheça um pouco mais o Programa.

Em Juiz de Fora, são oferecidas três modalidades profissionalizantes:

∙ Alimentação: No mercado de trabalho, o aluno pode atuar como Chapista, Cozinheiro Auxiliar, Repositor de Mercadorias e Vendedor Ambulante na área.

∙ Construção e Reparos II: Atividades relacionadas às ocupações de Eletricista de Instalações (Edifícios), Trabalhador da Manutenção de Edificações, Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações e Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança.

∙ Serviços Pessoais: Qualificação para o trabalho que inclui atividades como Manicura e Pedicura, Depilador, Cabeleireiro e Maquiador.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s