Yoga: um caminho para o bem-estar

Por Bárbara Schlaucher

Pessoas, carros, engarrafamentos e muita correria. A rotina dos brasileiros está cada vez mais acelerada devido ao excesso de responsabilidades. As atividades profissionais e domésticas ocupam quase toda a jornada de homens e mulheres. Diante de tanto trabalho, sobra pouco tempo para cuidar da saúde. Mesmo cientes dos males que o acúmulo de funções pode causar, as pessoas só param para pensar em qualidade de vida quando problemas físicos e emocionais começam a se manifestar.

Prática da Yoga beneficia o corpo e a mente

Mas nunca é tarde para mudar o estilo de vida. Uma boa alternativa para tornar o dia-a-dia mais saudável é praticar atividades físicas. Atualmente, a Yoga tem sido procurada por muitos brasileiros. A prática milenar traz benefícios não só para o corpo, mas também para a mente. “Na Yoga, você encontra a si mesmo. Quando você faz as posturas, chamadas àsanas, em sânscrito, você entra em harmonia com a natureza. Até hoje estamos tentando resolver as coisas através da razão. Mas a razão não resolveu nada. Ao contrário, ela trouxe estresse, ansiedade e milhares de doenças que estão por aí”, explica o professor de Yoga Jamir Fabri.

As posturas da Yoga alongam o corpo, fortalecem a musculatura e proporcionam bem-estar. Cada exercício é voltado para determinadas partes do organismo. Alguns, por exemplo, contribuem para o melhor funcionamento dos órgãos e outros ajudam a combater a insônia, a ansiedade e as dores nas costas.

A postura "Viparíta Krani" ajuda no alongamento corporal

Em momentos de estresse, o professor de Yoga afirma que um simples exercício de respiração pode fazer toda a diferença. “Primeiramente, alinhe a coluna e levante-a. Automaticamente seus órgãos estão livres. Depois, faça uma respiração só pelo nariz. Lenta e profunda. Se você tem os pensamentos calmos, tudo o que você faz é calmo, é organizado”, ensina Jamir. (Ouça na íntegra)

O estudante José Antônio Machado faz Yoga há dois meses. “No início, eu me interessei pela atividade porque estava muito ansioso”. Em pouco tempo, José Antônio já sentia os benefícios da prática. “Consegui ser mais regrado, mais controlado. Os exercícios de respiração também me ajudaram a ter mais tranqüilidade. Além disso, eu sofria de dores nas costas devido a noites mal dormidas e a fraqueza muscular. Muitas vezes, tive que usar remédios. Mas depois de uma semana de aula, me dei conta que não sentia mais as dores. Foi algo impressionante”, relata o estudante.

Para José Antônio, o que se aprende durante as aulas vai além de simples exercícios. A busca por moderação, concentração e equilíbrio entre corpo e mente deve ser diária. “A Yoga proporciona benefícios pra vida toda”, afirma.

Veja aqui onde praticar Yoga em JF

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s