A tradição dos Tapetes de Rua

Por Maíra Pimenta

A elaboração de tapetes de rua é uma forma de manifestação de arte popular, que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. A celebração, realizada por fiéis da Igreja Católica, representa um costume trazido pelos portugueses. Este ano comemorado na quinta-feira, dia 03 de junho, o Corpus Christi corresponde a uma das festas mais tradicionais do Brasil.

Tapetes na Igreja São SebastiãoEm muitas cidades portuguesas e brasileiras é comum ornamentar as ruas pelas quais passa a procissão com tapetes coloridos e de motivos religiosos. Em Juiz de Fora, as procissões de Corpus Christi são tradicionais em várias igrejas. A confecção de tapetes não é tão freqüente, contudo, algumas igrejas como a São Sebastião realizaram este trabalho.

Este ano, a celebração de Corpus Christi foi paroquial, de modo que cada paróquia fez uma procissão. “O arcebispo dividiu a festa em três diferentes tipos ao longo dos três próximos anos”, explica o Padre Geraldo Pinheiro. OUÇA AQUI

Por ser mais viável e atender aos objetivos, este ano ele propôs uma procissão ao redor da igreja. Além disso, foi feita a sugestão da ornamentação com tapetes.

O processo contou com a ajuda de cerca de 50 pessoas, além do apoio das pastorais e da Pascom (Pastoral da Comunicação na Arquidiocese). “Por nunca termos feito este trabalho, optamos por começar bem cedo, às 7h da manhã”, conta Rizza Schettino, integrante da equipe que confeccionou os tapetes.

A equipe foi subdividida em 4 grupos, que trabalhavam confeccionando os tapetes a partir de um desenho previamente riscado. Os materiais eram os mais diversos, como serragem tingida e serragem natural, pó de café, pó de mármore, purpurina, folhas e flores. Os desenhos, inspirados na Eucaristia, foram colocados ao redor da Igreja, formando uma passarela.

Apesar da novidade o Padre Geraldo Pinheiro salienta que os tapetes não devem desviar a atenção do objetivo da celebração. “A homenagem é para Jesus, os tapetes são apenas uma ornamentação”, lembra.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s