Eleições: participação de menores de 18 anos ainda é pequena em Juiz de Fora

Por Alice Linhares

Lúria mostra, com orgulho, o seu título de eleitor

“Eu escolhi votar porque quero fazer parte da sociedade. Minha voz também deve ser ouvida”. A declaração é da estudante Lúria Rezende de Oliveira, de apenas 15 anos. No mês de agosto, ela faz aniversário e, portanto, já pôde tirar seu título.  A idade mínima para votar é 16 anos, sendo que, dos 16 até os 18, o voto é facultativo.

Lúria acredita que votar é uma grande responsabilidade: “pensar que um voto não faz diferença é totalmente errado. A eleição é uma oportunidade de buscar um mundo melhor pra todos.” O cientista político Paulo Roberto Figueira Leal explica que o voto é fundamental para a democracia. “Existe uma brutal necessidade de fazer com que as pessoas percebam que o processo de consolidação da democracia tem implicações sociais e econômicas. Somente através das eleições é que poderemos fortalecer o marco institucional democrático. E esse fortalecimento tem implicações na vida concreta das pessoas”, explica.

De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril de 2010, o número total de eleitores em Juiz de Fora é 376.262. No entanto, o número de jovens com menos de 18 anos que participa das eleições na cidade ainda é pequeno: são 2.843. No ano de 2008, eram 3.843 jovens. A técnica judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Vilma Esteves, observa que este número não é necessariamente decrescente: “É importante dizer que os eleitores que tinham 16 e 17 anos em 2008 hoje já se encontram em outra faixa de idade. Então podemos considerar que o número de jovens é relativamente estável em termos de população”.

O número é pequeno, mas Lúria acredita que ainda assim é errado dizer que os jovens não se interessam por política. “Eu acho que não é certo generalizar dessa forma. Sempre gostei de política e procuro me informar o máximo possível. Mas sei que muitos jovens não pensam assim. Nenhum dos meus amigos tem o título de eleitor”. Vilma Esteves ressalta que o TRE tem uma ação efetiva para buscar a participação do jovem. “São desenvolvidas campanhas para alertar a importância do envolvimento. Procuramos sempre ir além dos argumentos de voto consciente e da participação cidadã. Buscamos divulgar a ideia de pertencimento, uma vez que o jovem é importante e atuante na sociedade, tendo poder para realizar o novo e para mudar o que não está bom”, explica Vilma.

Paulo Roberto acredita que muitos jovens não percebem como a democracia melhorou a vida das pessoas e isso se traduz em uma baixa participação no processo eleitoral. Ele destaca que a democracia envolve um aprendizado contínuo: “A democracia se consolida quanto mais se pratica. O ambiente democrático permite que as pessoas aprendam inclusive com as próprias decisões equivocadas que já tomaram. Trata-se de um processo pedagógico: votar, verificar que resultado aquilo produziu e determinar padrões de voto para o futuro”. (ouça na íntegra)

O cientista político destaca que na hora de escolher o candidato é preciso buscar o máximo de informações para não transformar o ato eleitoral em um ato irreflexivo: “cercar-se de dados para subsidiar o processo de decisão é absolutamente desejável mesmo que seja difícil de alcançar”. Lúria já sabe disso e afirma que o caminho é longo: “neste ano já estou pesquisando para conhecer melhor a história de todos os candidatos e também dos partidos. Só assim a gente pode ter esperança de que, no ano que vem, o país esteja nas mãos de um governo mais limpo”.

Para outras informações sobre as eleições 2010, consulte os sites:

TSE  http://www.tse.gov.br/internet/index.html

TRE – MG  http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/index.html

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s