Exposição “Festa Junina” traz santos do mês como destaque

Por Isabela Lobo

Junho é mês de festa! Quadrilha, canjiquinha e fogueira são apenas alguns dos atrativos das famosas festas juninas. O Fórum da Cultura, que comemora a data há onze anos com a exposição “Festa Junina”, abre espaço para tradições que ficam esquecidas durante as festividades.

Maquete produzida pela Criação Cenográfica do Fórum da Cultura

Para a técnica em acervo cultural, Franciane Lúcia, a festa junina tem perdido o seu caráter cultural e histórico para dar lugar ao consumismo. “O nosso objetivo é trazer um resgate da memória da festa, que hoje é muito comercial.” O diretor do Fórum da Cultura, José Luiz Ribeiro, justifica o sucesso da exposição: “O que temos de novo é a fé que se renova a cada ano, por mais que a religiosidade esteja perdendo forças nos dias de hoje. Trazemos para as novas gerações mensagens das gerações antigas”.

A exposição conta com cerca de 30 peças, algumas vindas de outros estados do país. Cerca de 400 pessoas já passaram pelo Fórum da Cultura e a expectativa é de que 2.000 passem pelo local. As visitas são guiadas e o participante pode até fazer simpatias para os santos do mês.

Espaço onde os visitantes podem fazer simpatias

E para quem acredita em simpatias, Franciane dá uma dica: “Coloque o nome dos pretendentes em papéis dobrados dentro de uma bacia que nunca foi usada, na noite do dia 12 para o dia 13 de junho, dia de Santo Antônio. Coloque também um papel em branco. No dia seguinte, o papel que estiver aberto terá o nome do felizardo com quem você irá se casar. Caso o papel aberto seja o que está em branco, significa que você ainda não conheceu a pessoa certa”. Franciane ainda conta o que os visitantes podem esperar do evento. Clique aqui.

A exposição, que vai até o dia 2 de julho, pode ser visitada de segunda à sexta, das 14h às 20h30, e aos sábados e domingos, das 15h30 às 20h30.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s