Pacotes turísticos são boa opção para quem planeja viajar

Por Isabela Lobo

As férias se aproximam e com elas vem a vontade de curtir o tempo livre com amigos e família. E porque não viajar? É nessa hora que surgem as dúvidas sobre o que fazer para ter um passeio inesquecível.

O primeiro impasse surge logo no início, ainda na programação da viagem. Muitos turistas ficam em dúvida sobre a comodidade dos pacotes turísticos e a independência dos passeios montados pelo próprio consumidor.

Segundo a professora da Faculdade de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, Wanessa Renault, as agências turísticas podem trazer mais conforto e praticidade. “A escolha por pacotes turísticos dá mais segurança aos consumidores. A agência fica responsável por toda a viagem, há a quem recorrer no caso de problemas”. Mas há quem não abra mão de programar cada detalhe de sua viagem. “Quem organiza sua própria viagem tem mais independência, não precisa ficar preso a um programa”, completa Wanessa.

Mariana no cruzeiro que fez em Janeiro

A estudante Mariana Pena tem ótimas recordações da última viagem que fez com a família e os amigos. Em janeiro, Mariana fez um cruzeiro que durou oito dias, saindo de Santos e passando por Uruguai e Argentina. Ela e a família optaram pelo pacote por influência do tio, que fez a viagem e adorou. Segundo a estudante, a agência de turismo traz uma série de vantagens, como conforto e segurança. “Foi uma experiência única, maravilhosa. Ficamos muito satisfeitos. Tanto que dentro do navio nós nos inscrevemos em um programa de fidelidade, com uma série de vantagens, como descontos nas próximas viagens, festa de recepção e etc. E nós desembarcamos sabendo que certamente faríamos outra viagem dessa”.

Renata Castro é gerente de uma agência de turismo e se diz otimista com a venda de pacotes para as férias de julho. Segundo ela, na agência a procura maior é por cidades mais próximas, como Caldas Novas. Além disso, as cidades do Nordeste, como Porto Seguro, também fazem sucesso entre os consumidores. “Temos viagens de R$ 500,00 a R$ 25.000,00. Depende muito do destino, do transporte e do número de dias”. Renata ainda ressalta as vantagens de se optar por pacotes turísticos. Escute aqui.

E tudo precisa ser organizado com antecedência: quanto mais longe o destino, maior deve ser o tempo de preparação. Quando a viagem é para fora do país, o planejamento deve ser feito com antecedência. Além disso, o consumidor deve prestar atenção ao escolher uma agência. “É importante ficar atento à idoneidade da empresa. A agência é uma prestadora de serviço assim como outra qualquer”, afirma Wanessa. Segundo ela, outro ponto importante é fornecer muita informação para o agente de viagens, para que ele possa construir um passeio que tenha a cara do cliente.

Para quem pretende organizar seu próprio passeio, os cuidados devem ser redobrados. Dicas de pessoas que já fizeram a viagem são valiosas e podem ajudar muito na hora da escolha da hospedagem e dos locais de visita, por exemplo. “O consumidor deve programar os detalhes com cuidado, porque ficará sozinho durante esse processo”, orienta Wanessa.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s