Micro e pequenas empresas contribuem para o desenvolvimento econômico das cidades

Por Gisele Ribeiro

Qualidade de vida e bem estar da população muitas vezes são vistos como responsabilidades apenas do governo. Investimentos em estradas, educação, saúde e moradia são exemplos de obras que promovem a melhoria da infra-estrutura das cidades. Entretanto, nem todas as atividades que resultam em transformações sociais estão diretamente ligadas ao governo. Outra ação que pode contribuir para melhorar a vida das pessoas são aquelas associadas ao empreendedorismo e criação de novos negócios.

O empreendedorismo é uma ação que pode contribuir para melhorar a vida das pessoas

De acordo com o economista Maurício Gomes, em muitas cidades as pequenas empresas contribuem para minimizar problemas de desemprego e desigualdade. “Muitos municípios estão conseguindo promover iniciativas empreendedoras e inovadoras para desenvolver suas regiões, utilizando o empreendedorismo como alavanca para o crescimento econômico”, explica Maurício. O surgimento de novos negócios e, principalmente, o fortalecimento daqueles já existentes possibilita a geração de empregos e o aumento de arrecadação de impostos. Isso permite um maior investimento em áreas sociais. (ouça)

Em Juiz de Fora, o índice empregatício no mês de maio foi o segundo maior desse ano. Foram criadas 495 vagas com carteira assinada, ficando atrás apenas de Março, que houve 587 novas oportunidades de emprego. Esses dados, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é reflexo de novas vagas formais no setor de construção civil, na indústria de transformação e no setor de serviços, onde os novos empreendimentos se destacam.

Segundo Maurício Gomes, para um empreendimento crescer e se desenvolver atualmente, é necessário apoio governamental às novas empresas, criar maneiras de desenvolver a economia da região e descobrir meios de evitar que pessoas criativas e talentosas mudem para grandes centros. “É preciso pensar em maneiras de competir no mercado local. Só assim é possível promover um processo sério de desenvolvimento nas cidades”, completa o economista.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s