A Internet e a Campanha eleitoral em 2010

Por Dafne Nascimento

Depois do sucesso da campanha digital, principalmente no Twitter, do presidente norte-americano Barack Obama, nasce a expectativa acerca de como a internet vai influenciar as eleições no Brasil. Alguns Políticos já usam o Twitter no país como Tasso Jereissati (PSDB), Cristovam Buarque (PDT) e o candidato a presidência da república,  José Serra (PSDB). A expectativa é que o pleito desse ano tenha mais um local de discussão: a internet.

Veja lista dos políticos que tem Twitter no Blog do estadão

Ferramentas como o Twitter aproximam o eleitor dos candidatos, os políticos terão a oportunidade de se comunicar com as pessoas sem a intermediação dos meios de comunicação. Além disso, segundo a antropóloga Marta Lima, sites com o perfil do microblog geram uma interação chamada na antropologia de magia por contagio. “As pessoas se sentem mais próximas de quem elas admiram e, mesmo que inconscientemente, acreditam que poderão adquirir características dessas pessoas. Esse é um dos motivos do microblog fazer tanto sucesso”.

Outro ponto importante da internet é o fato de que a ferramenta permite que os eleitores se tornem parte ativa do processo de comunicação. Claudionei Nunes, do diretório estadual do PPS, acredita que a internet vai ser ferramenta indispensável no pleito desse ano. “A internete vai permitir uma conversa mais próxima com o eleitor. Ele vai poder dar sua opinião diretamente a nós e de forma instantânea. As campanhas que não tiverem extensão na internet vão ficar para trás”.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s