Acompanhar seriados pela internet é hábito de muitos jovens

É cada vez mais comum o download de programas exibidos originalmente em canais de TVs por assinatura. Muitas pessoas utilizam a rede para, como se diz no jargão da internet, baixar e acompanhar seriados norte-americanas.

Em casos de séries muito populares, como o de Lost, por exemplo, o arquivo com o episódio legendado em português estava disponível para download apenas duas horas depois de ir ao ar na TV americana. Nessa matéria do G1, uma bióloga carioca de 35 anos responsável por um grupo que fazia as legendas de Lost explica como funcionava o processo.

Atualmente, é possível encontrar, além dos seriados que são exibidos na TV fechada brasileira, aqueles que já não são mais exibidos e outros que nunca chegaram às televisões brasileiras.

Para que se possa ter uma noção da quantidade de material disponível, este portal disponibiliza mais de 150 séries que estão sendo exibidas atualmente em outros países e quase 90 que já foram exibidas no passado. Além das séries, também é possível encontrar desenhos, reality shows e minisséries nacionais e internacionais.

Além dos portais especializados nesse tipo de conteúdo, outra forma de obter os arquivos é através de programas de torrent. Nesse modelo, um usuário disponibiliza o arquivo na rede e passa a compartilhá-lo com outros usuários. Cada um desses usuários passa a compartilhar com outros e, dessa forma, milhares de pessoas podem fazer o download do arquivo originário. Para mais detalhes sobre essa tecnologia, leia este artigo na Wikipédia.

Luciana Grizendi tem acesso a TV por assinatura em casa, mas muitas vezes opta por fazer download das séries que acompanha. “Às vezes eu até assisto um episódio ou outro na televisão, mas o download é melhor porque posso assistir na hora que quiser”. Além disso, Luciana destaca que se precisa fazer alguma coisa, como atender ao telefone, pode parar continuar assistir o episódio de onde parou.

Nesse link você ouve a entrevista com Dimas Tadeu, que é mestrando em Comunicação e fala quais os motivos o levam a optar pelo download de séries. Para ele, além de ser um acesso ao conteúdo veiculado na televisão fechada, é possível assistir aos episódios logo depois de eles serem lançados nos EUA. Como ele não gosta de televisão, outra vantagem é fazer tudo no computador: trabalhar, conversar com os amigos e assistir às séries que gosta.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s