Juiz de Fora vence Dia do Desafio 2010

por Randolfo Oliveira

Atividades no Parque Halfeld chamaram a atenção da população

No dia 26 de maio Juiz de Fora venceu mais um Dia do Desafio (Challenge Day), disputa que acontece entre cidades de todo o continente americano que tenham o número de habitantes aproximado. O principal objetivo da disputa é incentivar a prática de exercícios físicos entre os moradores das cidades participantes, divulgando seus benefícios e oferecendo orientações àqueles que já desenvolvem alguma atividade.

Para vencer o desafio e atingir esses objetivos, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) preparou diversas atividades em diferentes pontos da cidade. No Parque Halfeld, atividades físicas e culturais, como capoeira, Kung Fu, exercícios aeróbicos, spinning e danças populares e folclóricas, aconteceram durante todo o dia, com orientação de profissionais de academias de ginástica da cidade e do Sesc.

Laboratório montado na UFJF ofereceu avaliações gratuitas durante todo o dia

Já na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Secretaria montou um laboratório (Selab) onde foram oferecidos serviços de avaliação física àqueles que praticam corrida e caminhada no Campus. Foram realizadas, gratuitamente, verificações de peso, altura, pressão arterial, índice de massa corporal e bioimpedância, que mede o percentual de gordura das pessoas. As crianças também tiveram sua vez, com diversas atividades de recreação realizadas no Bairro de Lazer no período da tarde.

Segundo Wellison Ferigatto, coordenador do Selab, “a maior importância é a conscientização da necessidade da prática de atividade física”. Para Wellison, é preciso tomar cuidados com a saúde e ter acompanhamento médico antes mesmo de começar a realizar exercícios físicos. “Quando a pessoa está praticando uma caminhada e não tem conhecimento que possui pressão alta, ela pode até ter um enfarto”, conclui. OUÇA

Cada pessoa que realizou atividades físicas por pelo menos 15 minutos pode registrar sua participação no desafio ligando gratuitamente para uma central telefônica que contabilizou os dados. Ao final, Juiz de Fora venceu com cerca de 146 mil participações, atingindo 27,1% da população, uma grande vantagem sobre a concorrente mexicana Tuxtla Chiapas, que obteve um índice de apenas 5,08%, com pouco mais de 22 mil ligações. A cidade mineira sagrou-se vencedora de todas as 12 edições do Dia do Desafio das quais participou até agora.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s