Mascote dos jogos pan-americanos escolares já tem nome

Evento acontece entre os dias 23 e 30 de Agosto

Por Márcia Costanti

            O animal escolhido para representar os jogos pan-americanos escolares de Juiz de Fora foi uma capivara, que agora tem nome: Puã, que significa “redondo” em tupi-guarani.  A escolha foi feita através de votação popular e teve outros três concorrentes: Essaí, Capi e Jota. Alunos e funcionários das escolas municipais conheceram o mascote e tiveram a oportunidade de votar. Além disso, foi instalada uma urna no parque Halfeld e havia a possibilidade do voto on- line. Puã recebeu cerca de 45% dos quase 17 mil votos.

            A organização dos jogos pan-americanos escolares está em fase de acertos finais. A competição está marcada para o mês de Agosto, entre os dias 23 e 30. Segundo o secretário de esporte e lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Renato Miranda, o evento traz impactos significativos em diversos setores da cidade, por ser uma competição de grande porte. Ele ressalta que sediar um evento esportivo como este, além dos benefícios econômicos, eleva a auto-estima da população com a cidade. (Escute a declaração completa)

            Aruba, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Guatemala, México, Paraguai e Porto Rico e República Dominicana vão participar dos jogos. Nos próximos dias, representantes das localidades vêm à Juiz de Fora com o objetivo de conhecer a cidade e a estrutura esportiva. O Brasil será representado por duas equipes: a Brasil A e a Brasil B. A primeira é constituída por todas as escolas do país que conseguirem se classificar e a Brasil B será formada por estudantes de escolas da cidade. A seletiva local já começou, primeiramente com o futebol de campo. Já a seletiva das demais modalidades será entre os dias 12 e 17 de Julho, quando acontece também a seletiva nacional.

            Os jogos devem acontecer no campus da UFJF e em algumas escolas da cidade, devem apoiar as equipes participantes oferecendo espaço para os treinos. Renato afirma que a expectativa para os jogos é muito grande: “Tivemos grande envolvimento da população com a escolha do mascote. Além disso, já recebemos mais de 500 inscrições para voluntários”. Quem se interessar em trabalhar como voluntário durante a competição, basta clicar aqui e preencher o formulário on-line até o dia 27 de Junho.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Webjornalismo

Uma resposta para “Mascote dos jogos pan-americanos escolares já tem nome

  1. Pingback: Juiz de Fora se prepara para sediar Jogos Pan-Americanos Escolares « Juiz de Fora Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s