Twitter traz vantagens às empresas, mas sua utilização requer cuidados

Por: Carla Sanches

De acordo com dados de abril deste ano, divulgados pela empresa especializada em internet Nielsen, os brasileiros são os internautas que mais acessam as redes sociais e os blogs. De cada cinco brasileiros com acesso à internet, quatro já fazem parte de algum grupo de amigos virtuais.

Parte dessa popularidade se deve ao Orkut, site de relacionamento criado em 2004. Em setembro de 2005, metade de seus usuários já era brasileira. Entretanto, outra rede que vem conquistando muita gente pelo mundo é o Twitter, ferramenta social online que permite que pessoas se comuniquem por meio de troca de mensagens de até 140 caracteres.

E não são apenas pessoas físicas que aderiram ao Twitter. Empresas de todos os tamanhos estão se integrando à rede social e transformando-a em uma poderosa ferramente de marketing digital. As divulgações no microblog fazem com que a relação da empresa com o cliente fique mais estreita, entretanto é preciso ter cuidado na hora de insvestir nesta ferramenta. “Qualquer empresa pode utilizar o Twitter, mas é necessário tomar certos cuidados. Em primeiro lugar, o empresário deve saber que a transparência é tudo. Ele deve estar disposto a responder seus seguidores em tempo hábil e saber qual é a sua estratégia para que não haja contradição”, explica o diretor de Planejamento da I9 Social Media, Vinícius Mont Serrat.

A empresa júnior da Faculdade de Comunicação Social da UFJF, Acesso Comunicação Jr., utiliza o Twitter desde 2009. “A empresa decidiu utilizá-lo como ferramenta de marketing digital pelo fato de ele estar sendo usado por muitas pessoas no Brasil todo. Dessa forma, a empresa pode alcançar públicos de forma direta”, destaca o diretor de Marketing e Relações Públicas da empresa, Conrado Moreira.

Conrado afirma ainda que a ferramenta trouxe bons resultados para a Acesso Comunicação Jr. “Hoje o perfil da empresa já tem mais de 1000 seguidores, o que é um número expressivo. Temos, atualmente, uma grande interação com o público, principalmente quando promovemos eventos”, ressalta.

“A grande vantagem do Twitter é o relacionamento direto com o público-alvo, o que gera confiança e credibilidade e acaba por se tornar um diferencial da empresa”, finaliza Vinícius Mont Serrat.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s