Youtube Completa 5 anos

Por Dafne Nascimento

Em 2010 o Youtube completa os cinco anos de sua criação como um dos sites mais famosos da internet.  Criado por um grupo de três jovens americanos (Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim), funcionários do paypal, o Youtube foi criado para facilitar o compartilhamento de vídeos. Com o sucesso do site, que no seu primeiro ano já tinha 100 milhões de visualizações por dia, a Google comprou oYoutube por 1,65 bilhão de dólares.

Um dos principais motivos do sucesso doYoutube é o seu formato colaborativo, qualquer pessoa pode postar um vídeo, sem a necessidade de um equipamento profissional, o material pode ser feito com uma câmera digital ou mesmo de um celular. O design de site, Agnaldo Baêta, destaca a facilidade do uso do site como o maior motivo do seu sucesso: “a simplicidade dele. Pelo fato de ser uma ferramenta do Google, apesar de não ter sido desenvolvido pelo Google, traz toda essa simplicidade, ele é muito objetivo, muito prático, qualquer pessoa pode usar”. (ouça aqui a declaração completa)

O Youtube, com suas 2 bilhões de visualizações por dia, tem alguns dos números mais impressionantes da internet. O site recolhe em apenas seis meses, tudo o que a TV comercial produziu em 60 anos. São feitos mais de 1 milhão de uploads todos os dias no Youtube, o que equivale a cerca de 20h de vídeo sendo postados por minuto.(Clique aqui para ver um infográfico com os números do Youtube)

Assista ao primeiro vídeo postado no Youtube por um de seus criadores, Jawed Karim.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s