Mercado de publicidade em Juiz de Fora não acompanha tendência nacional de investimentos em internet

por Randolfo Oliveira

Nos primeiros três meses deste ano, os investimentos em publicidade aumentaram 25% na comparação com o mesmo período de 2009. Segundo dados do Projeto Inter-Meios, a movimentação do setor atingiu R$5,4 bilhões, sendo R$2,2 bilhões apenas no mês de março.

Nas agências de publicidade da cidade, TV ainda é mídia mais procurada

O maior crescimento foi na internet, em que o aumento chegou a 38% de janeiro a março de 2010, atingindo a marca de R$235 milhões. Mas, apesar do crescimento no mercado de anúncios online, a mídia com maior participação nas receitas publicitárias ainda é a televisão, que detém 63% do total, com R$3,4 bilhões no primeiro trimestre desse ano.

Em Juiz de Fora, o mercado publicitário também apresenta expansão e domínio dos anúncios em televisão, mas a internet ainda não recebe muita atenção pelos empresários locais. Segundo Cléber Horta, diretor de criação da agência Trópico Propaganda, isso se deve, em grande parte, à visibilidade que um anúncio na TV possui se comparado a outras mídias. “Muito do que é veiculado hoje em propaganda na cidade é muito direcionado para a TV porque é o mais rentável para as agências. E o que eu vejo é que cada vez mais a internet tem tomado o espaço do impresso, que é pouco, principalmente porque o juizforano não tem o costume de ler jornal todo dia”, comenta. OUÇA

Mas nesse cenário, uma empresa da cidade faz uma aposta diferente, focando suas ações no mercado de internet. O Estúdio Chico Rei, que produz camisas e adesivos, trabalha sua divulgação em redes sociais, como o Orkut, o Twitter e o Flickr, além de blogs e, com isso, mantém um contato mais próximo e diferenciado com seus clientes e fornecedores.

Estúdio Chico Rei foca seus investimentos no mercado virtual

O sócio-diretor da empresa, Bruno Imbrizi, diz que 99% das vendas são realizadas através da internet, para clientes de todas as partes do Brasil. Para que seja possível trabalhar dessa forma, a Chico Rei possui um sistema que complementa a estratégia de divulgação online. “O cliente faz o pedido pelo site e há um sistema automático que confirma o pagamento e o pedido. A partir daí, o produto é separado no estoque real e enviado pelos Correios. E a maioria das entregas é feita entre um e três dias úteis para qualquer parte do Brasil, com frete gratuito.” OUÇA

Para Bruno, a principal característica da resposta do investimento em internet é ela ser praticamente instantânea e, pelo crescimento da empresa, a aposta nesse segmento foi acertada. “A gente tem uma resposta pela quantidade de vendas, pela quantidade de acessos, pela quantidade de e-mails dos clientes. Cada propaganda tem um direcionamento. Há aquelas para falar da Chico Rei, sobre uma camiseta determinada, e a promoção ou a publicidade voltada para vendas, que é avaliada pelo volume de venda maior que o normal. E, dessa forma, a gente consegue calcular o retorno”, finaliza. OUÇA

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s