Alunos da UFJF fazem resgate histórico da arquitetura da cidade

por Randolfo Oliveira

Calendário é composto por 48 ilustrações de prédios históricos de Juiz de Fora

A representação artística de edificações de Juiz de Fora tombadas pelo patrimônio público. A aproximação da população com a sua história e o aprofundamento do vínculo com seu lugar de origem através do olhar. Esses são os fundamentos do projeto “Juiz de Fora para sempre”, em que alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), levam a público suas ilustrações de prédios históricos, colocando em prática as técnicas aprendidas na disciplina “Técnica em Retrospectiva” ao mesmo tempo em que prestam um trabalho de divulgação cultural da cidade.

Desde o início do projeto, os alunos já produziram dois cartazes, além de terem 48 de suas ilustrações compondo o calendário comemorativo dos 160 anos de Juiz de Fora. Para o professor Jorge Arbach, que coordena o projeto, essa ação ajuda a levar o conhecimento à população e faz com que as pessoas passem a admirar e ter interesse em preservar esse patrimônio. “Existe ainda a questão da autoestima, dos moradores valorizarem o lugar onde vivem. Então, o que a gente faz com o calendário e com os cartazes é exatamente isso, mostrar o que é bonito e cativar as pessoas”, afirma. OUÇA

2º cartaz da série "Juiz de Fora para sempre"

Os alunos também aprovam a iniciativa. “Esse trabalho possibilitou que eu aplicasse meus conhecimentos técnicos e conhecesse melhor os prédios tombados da cidade. E o interessante é que através desse projeto, o público pode conhecer mais sobre a cultura da cidade de uma maneira diferente”, explica a estudante de Arquitetura Paula Rocha.

O professor Arbach acredita que a participação nessa iniciativa é extremamente importante para a vida profissional dos alunos, que fazem um levantamento histórico, técnico, fotográfico e documental das edificações. “É um trabalho de responsabilidade social. Através dessa atividade eles passam a se sentir participantes da vida social em seu espaço”, conclui. OUÇA

Outras ações já estão previstas para dar continuidade ao projeto. Em breve serão lançados jogos infantis para a rede escolar, postais e camisetas, entre outros produtos, que serão utilizados na divulgação do patrimônio histórico e cultural de Juiz de Fora.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s