Dia de conscientização da Cardiopatia Congênita

por Anna Flávia Horta

Juiz de Fora encaminha Projeto de Lei para criação do Dia de Conscientização da doença

A fim de atentar a população para uma doença ainda pouco conhecida, a recém-criada “Associação de Apoio à Criança Cardiopata – Pequenos Corações” propôs a criação de um dia no calendário destinado à conscientização sobre a Cardiopatia Congênita. No dia 12 de junho foram realizadas várias manifestações pelo país, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de se institucionalizar a data como o Dia Nacional de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita.

AACC Pequenos Corações (Associação de Apoio à Criança Cardiopata Pequenos Corações)

Com isso, além das mães de crianças cardiopatas, vereadores de algumas cidades estão demonstrando seu apoio propondo a criação do dia a nível municipal. A Associação fica em São Paulo, onde se concentram a maioria das cirurgias, mas algumas cidades como São Paulo (SP), Cuiabá e Várzea Grande (MT) se mobilizaram para criar o dia em nível de município. Em Juiz de Fora, o projeto foi encaminhado pelo vereador presidente do Legislativo, Bruno Siqueira (PMDB). Segundo ele, a intenção é fazer a divulgação da data “para que as mães possam ter conhecimento desse problema, que pode acontecer com qualquer criança, e possa tomar as providências necessárias para que, se possível, a doença seja tratada”.

O que é a Cardiopatia Congênita?

A cardiopatia congênita ocorre por uma alteração no desenvolvimento de uma estrutura cardíaca normal. De acordo com o médico cardiologista Germano Magalhães, “essa falha está presente no nascimento, mesmo que a descoberta da doença seja muito mais tarde”. As alterações do fluxo sanguíneo que resultam dessa falha podem influenciar o desenvolvimento estrutural e funcional do restante do sistema circulatório. Existem casos que não alteram o tempo ou a qualidade de vida, mas nem sempre a vida fora do útero é possível. Entre essas duas possibilidades, as perspectivas de vida variam muito. O tratamento ideal para a doença é a correção do defeito através de cirurgia e Germano completa ainda que, em alguns casos, a cirurgia pode ser feita ainda na barriga da mãe.

Conscientização em Juiz de Fora

Em alguns países do hemisfério norte, como nos Estados Unidos, esta data já é institucionalizada e faz parte do calendário, porém no dia 14 de fevereiro, quando é comemorado o dia dia de São Valentim, dia dos namorados nesses países. “Como no dia dos namorados o maior símbolo é o coração, a escolha do dia 12 de junho é para aproveitar um momento em que a imagem do coração é muito divulgada no comércio e na mídia para divulgar a doença que é um problema do coração.”, explica Bruno Siqueira.

Com a criação do dia no município, a idéia é aumentar o conhecimento da população sobre as cardiopatias e os tratamentos. A intenção é que em todos os anos sejam desenvolvidas ações educativas para informar a população sobre a doença e as formas de tratamento. Para Germano, “é sempre muito importante que, sempre que possível, se chame a atenção para esse problema. A criação desse dia é importante na conscientização, mas o ideal seria que houvesse essa conscientização ao longo do ano,não apenas em um dia”.

A população não só de Juiz de Fora, mas do Brasil, só tem a ganhar com a criação desse dia. De acordo com o cardiologista Germano Magalhães, isso vai ser muito importante para que as pessoas saibam da existência da doença. Além disso, essa maior visibilidade da doença no país todo pode favorecer aqueles que lidam com a doença na família. O projeto de lei já foi encaminhado pelo vereador Bruno Siqueira e aguarda aprovação.

Ouça aqui o vereador Bruno Siqueira falando sobre o Projeto de Lei.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política, Webjornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s