Banda Hakunna: 10 anos de sonhos e histórias pra contar

Por Isabela Lobo e Márcia Costanti

Nelson, Álvaro, Arthur e Pedrinho. Quatro nomes unidos pela música numa história que já dura dez anos. A banda Hakunna, que vem se consolidando no cenário musical de Juiz de Fora, comemora a data com a preparação do primeiro álbum do grupo.

Quem viu os irmãos Álvaro, Arthur e Nelson começando ainda crianças não poderia imaginar que a música viria a se tornar profissão. Antes de começarem o projeto da banda Hakunna, eles faziam parte do grupo “Free hands”. A antiga banda, que foi desfeita em 2000, era composta por oito integrantes e tinha um estilo bem diferente do grupo atual. Desde então, os irmãos decidiram apostar numa proposta musical voltada para o pop rock e com produções autorais.

Segundo o vocalista do grupo, Nelson Dias, a principal dificuldade do inicio da carreira na cidade foi o número reduzido de casas de shows. “Optamos por participar do circuito de exposições agropecuárias em Minas Gerais. Isto nos fez ganhar bagagem e, conseqüentemente, sermos convidados para tocar em Juiz de Fora”, explicou. Eles apontam ainda, como estratégia de divulgação, a internet, através do site oficial da banda e dos sites de relacionamento, como o twitter e o Orkut.

Além das exposições, o grupo venceu o “Festival Nacional de Novos Talentos”, produzido pela MTV em 2001. Álvaro, tecladista e guitarrista, ressalta que o festival foi fundamental para que eles encarassem a música como carreira: “Quando fomos tocar no festival, mesmo muito garotos, tivemos a preocupação em estudar e decidimos nos profissionalizar dali pra frente”. Outra participação que trouxe visibilidade para a banda foi no quadro “Novo som do Brasil”, que fazia parte do “Jornal Hoje”, veiculado pela Rede Globo.

Em 2008, a banda deu uma pausa na carreira. No entanto, a volta do grupo foi em grande estilo, marcada pela conquista da premiação no concurso “Garagem do Faustão”, em Junho de 2009. Enquanto o anúncio era feito, os integrantes estavam todos na maternidade: era o dia do nascimento do filho do baixista Arthur. Nelson conta que o clipe foi enviado na segunda-feira, e, no domingo, já foi apresentado no programa. “Não esperávamos que fosse tão rápido e realmente não tivemos como acompanhar ao vivo, mas com certeza não trocaríamos a emoção do nascimento do meu sobrinho”, afirma. O clipe da música “Gigante” recebeu cerca de 18 mil votos. Clique aqui para ouvir a banda falando sobre a participação no \”Garagem do Faustão\”.

A participação no concurso rendeu ao grupo a oportunidade de tocar em novos lugares e promoveu a reaproximação com Emmerson Nogueira, conhecido da banda desde o início da carreira. Mas a amizade se tornou parceria: o cantor é o responsável pela produção do primeiro CD do Hakunna. A previsão é que o álbum esteja pronto até o final deste ano.

Com o passar dos anos, eles se tornaram cada dia mais conhecidos e hoje possuem fãs fiéis, com quem tentam manter a proximidade. Segundo Álvaro, a internet é importante aliada nesse sentido, pois traz para o público um contato diferenciado com o artista. Eles afirmam ainda que estão sempre ouvindo as sugestões dos fãs.

Como toda banda que ganha visibilidade, o Hakunna também sofreu com a cobrança do público depois da conquista de espaço na mídia). Nelson conta que a banda não tem problemas em encarar as críticas e, busca encontrar os próprios erros. Todos os shows são gravados e avaliados pelos integrantes, com o objetivo de fazer possíveis modificações e manter os pontos positivos. Segundo ele, é necessário manter o equilíbrio entre aquilo que a banda espera de suas produções e o que é esperado pelo público. Assim, eles procuram composições com a cara do Hakunna, mas que agradem a platéia.

Apesar de jovens, os integrantes do Hakunna já têm experiência de veteranos no que diz respeito ao mundo da música. Eles acreditam que o importante ao começar uma banda é encontrar algo novo e que tenha o estilo do grupo. “Quando começamos a nos dedicar às nossas composições e ao nosso jeito, as coisas fluíram muito mais. O ideal é fechar os ouvidos para os palpites e apostar em uma música que tenha diferencial”, aconselha Nelson.

O Hakunna faz 10 anos, com muito gás e os planos não param. Mesmo com a agenda cheia para o segundo semestre, os irmãos Nelson e Álvaro, afirmam que a principal meta da banda é se empenhar na produção do primeiro DVD. Nelson acredita ainda que o DVD vai  aproximar mais o público do trabalho do  grupo: “Imagino que as pessoas queiram ver os bastidores do show e a convivência da banda também”. Clique aqui para ouvir sobre a produção do DVD. Ainda este mês, a banda cai na estrada e volta às apresentações em exposições agropecuárias. E, para a tristeza dos fãs, voltar para casa agora, só no final de Agosto.

Assista ao video da música “Gigante”, que participou do quadro “Garagem do Faustão”.

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s