Programa Mosaico completa três anos

Por Anna Flávia Horta e Mário Braga

Em julho de 2010, o programa Mosaico completa 3 anos no ar. Ele é o primeiro programa produzido por alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF a ser veiculado por um canal de televisão aberta. Com exibições semanais, ao longo dos últimos 3 anos, já foram produzidos mais de 160 programas retratando bairros, ruas e avenidas da cidade, além de especiais sobre escolas, igrejas, museus e asilos, por exemplo.

O objetivo de levar às telas o cotidiano dos juizforanos é a essência do programa e o principal motivo de seu nome. A idéia é veicular, a cada programa, um pedaço que compõe o grande mosaico que é a cidade de Juiz de Fora. O diretor geral da Produtora de Multimeios da UFJF e diretor geral do programa, Márcio Guerra, conta como começou a história do Mosaico. “O programa teve origem em uma disciplina de rádio que eu ministrava e eu pedia para os alunos visitarem os bairros e mostrarem, através do rádio, como eles eram”. Guerra afirma que em 2006, quando assumiu a direção da Produtora de Multimeios, começaram as tentativas de transpor o programa para o meio televisivo.

As etapas do Mosaico

ilha de edição da Produtora de Multimeios

Cada programa leva, em média, três semanas para ficar pronto, cada uma corresponde a uma etapa diferente: produção, gravação e edição. Na primeira etapa, a equipe de produção visita a rua ou o bairro a ser retratado e faz um levantamento da história do lugar, das origens dos primeiros moradores e busca conhecer pessoas com histórias interessantes para serem mostradas no programa. Posteriormente, a equipe de produção acompanha as etapas de gravação e edição. Mayra Sá atua na produção do Mosaico há um ano e conta como é a experiência. “Eu acho muito importante, porque pra você fazer um programa legal, pra conseguir contar a história do lugar, você tem que ir no bairro, conhecer os moradores, saber o que cada um tem pra contar. Além disso, você tem que ter uma sintonia com os cnegrafistas, alertando sobre as imagens que a gente vai precisar e, por fim, acompanhar o trabalho da edição, porque é a Produção que sabe o que cada entrevistado tem de importante e o que pode se utilizado.” Ouça aqui a produtora Mayra falando da importância do trabalho realizado.

Na semana seguinte à produção, outra equipe entra em campo. Além dos produtores,  os cinegrafistas e apresentadores vão aos locais gravar entrevistas com moradores e coletar fotos antigas ou documentos que contribuam para o registro da história do local.

Depois de uma semana de gravações, as fitas são encaminhadas para  ilha de edição. O trabalho lá é transformar as mais de 6 horas de gravações em trinta minutos de programa.

Anderson Oliveira é bolsista da Produtora de Multimeios e fala da sua experiência no programa Mosaico. Ele destaca a responsabilidade de colocar um programa no ar toda semana e a possibilidade de desempenhar diferentes funções. Anderson atua como cinegrafista e apresentador do Mosaico.

Ponte para o mercado de trabalho


Daniel Couto (dir.) gravando o programa Mosaico.

O estudante Daniel Couto sempre gostou de audiovisual e acredita ter sido o primeiro a começar a trabalhar tão cedo na Produtora:  “Acho que fui a primeira pessoa a ter ingressado na Produtora com menos de dois meses de estadia na Faculdade de Comunicação.” Daniel ficou na Produtora durante dois anos; começou trabalhando com a parte de assessoria, durante seis meses. Depois, trabalhou principalmente como editor do programa Mosaico, e nos últimos seis meses revezou nas funções de editor e cinegrafista. Ele considera a experiência muito enriquecedora e afirma que é possível ter noção de todas as etapas pelas quais o programa passa. Além disso, conta que “é interessante porque o aluno entra em contato com o mercado de trabalho já na época de Faculdade e também é bom pra desenvolver o trabalho em equipe, já que você está em contato com todas as áreas, ao mesmo, tempo, inevitavelmente.”

Atualmente, ele trabalha com a carteira assinada como editor na TVE de Juiz de Fora, e ainda nem terminou a graduação na Faculdade. Ele acredita que todo esse tempo que passou trabalhando lá foi determinante para conseguir o emprego que tem hoje.


Confira abaixo fotos relacionadas ao programa Mosaico.

entrada da Produtora de Multimeios, na Faculdade de Comunicação

Sala de produção e decupagem da Produtora de Multimeios

gravação de entrevista para o Mosaico Santa Tereza

alunos trabalhando na edição do Mosaico

O Mosaico vai ao ar toda segunda-feira, às 21h30, pela TVE JF e é reprisado aos sábados às 18h30. A Produtora de Multimeios também disponibiliza alguns programas em seu site.

Deixe um comentário

Arquivado em Especiais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s