Eventos destacam empresas juniores e universidades

As premiações reconhecem as melhores práticas de gestão e enriquecem o aprendizado dos estudantes.

Por Gisele Ribeiro e Magali Pereira

Nas EJs os trabalho em equipe é essencial para o sucesso da empresa

Capacitação, trabalho em equipe, iniciativa, liderança. Muitas características são desenvolvidas por estudantes em uma empresa junior (EJ). E o reconhecimento por todo esse empenho vem por meio de premiações em eventos que reúnem empresários juniores de todo país. Esses encontros acontecem tanto regional, nacional quanto mundialmente.

O Movimento Empresa Junior (MEJ) reúne alunos de graduação em torno de um objetivo comum: a troca de experiências. Hoje, são mais de 22 mil universitários espalhados em cerca de 700 empresas juniores e realizando mais de 2 mil projetos por ano.

O empreendedorismo é uma alavanca para o desenvolvimento da EJ e, consequentemente, para os alunos que a integram. Dessa forma, os empresários juniores buscam inovação em seus projetos, visando oferecer qualidade e um produto ou serviço diferenciado no mercado.

Além dos alunos se beneficiarem com a presença de uma empresa junior na universidade, esta também se favorece. Para Rodrigo Pedrotti, ex- empresário junior, a universidade possuir uma EJ é mais uma maneira de atrair estudantes para a instituição. “Com a participação em eventos e premiações, os estudantes levam o nome não só da empresa, mas também da universidade da qual fazem parte”, destaca. Ouça.

Para auxiliar na capacitação, os eventos que acontecem para os empresários envolvem palestras, grupos de discussões e apresentações de casos de sucesso das empresas. Além disso, os encontros premiam as melhores práticas em categorias específicas.

O 18º Enej vai reunir 1.500 empresarios juniores

Um dos eventos do MEJ de maior visibilidade no Brasil é o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ). Em 2010, o encontro acontece na Costa do Sauípe, na Bahia, entre os dias 4 e 8 de agosto. O Enej é realizado uma vez por ano e cada edição em uma região do país. Sua organização é feita pelas próprias EJs, que dividem as funções necessárias à realização do evento.

A presidente da Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), Paula Baccaglini, explica que a apresentação dos trabalhos em eventos é importante tanto para a empresa ganhar visibilidade quanto para promover trocas de experiências com outras EJs. “Ao assistir a apresentação de uma prática de sucesso, os empresários podem avaliar se esse procedimento também seria interessante para sua empresa e, assim, promover a melhoria de suas ações”, ressalta.

Este ano, as empresas juniores Acesso, Campe e Porte da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação no Enej Bahia. O encontro deve reunir cerca de 1.500 empresários juniores de todo o país.

17 consultores da Acesso vão a Bahia representar a empresa

A empresa junior da Faculdade de Comunicação, Acesso Comunicação Jr. irá apresentar o case “Gerenciamento de projetos: um caminho estratégico para a satisfação do cliente”, na categoria “Modelo de Gestão”. A Porte Engenharia e Arquitetura Jr., da Faculdade de Engenharia, aprovou o case “A busca de conhecimento como forma de consolidação de Empresa Júnior”, selecionado para ser exposto em pôster na categoria “Projeto Interno”. A Campe, empresa junior da Faculdade de Economia e da Faculdade de Administração, apresenta dois cases: o primeiro na categoria “Modelo de Gestão”, com o título “Dos fundamentos à excelência” e outro na classificação “Projeto Externo”, de nome “Confronto de valores entre duas consultorias” .

O diretor de Marketing da Porte, Ítrio de Freitas, ressalta que o reconhecimento do trabalho é uma maneira de incentivar os integrantes e proporcionar trocas de experiências com outras realidades, além de demonstrar a seriedade com que as EJs realizam seus projetos.

A diretora vice-presidente da Acesso, Natália Lopes, explica que a conquista é uma oportunidade de expor as práticas de gestão da empresa em eventos de peso. “Podemos conversar com empresas diferentes e que também buscam melhorar seus trabalhos. Isso torna a empresa cada vez mais profissional e estratégica”, completa. Assista ao vídeo.

Deixe um comentário

Arquivado em Especiais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s