Treinamento para saber lidar com os desafios

Como os futuros jornalistas se prepararam para cobrir a Copa à distância

Por Camila Carolina, Dafne Nascimento e Nathalie Guimarães

Muita dedicação, pesquisa, horas dentro do estúdio e comprometimento com o ouvinte. Isso é o que foi exigido de cada um dos integrantes da Equipe de Esportes da Rádio Facom durante o período da Copa. Se os jornalistas já formados sofrem para driblar o desafio de cobrir o evento à distância, com os futuros profissionais não é diferente. Porém, o treinamento e a vontade de um dia estar no país sede do Mundial são o que motivam o trabalho dos estudantes.

Do dia 11 de junho ao dia 6 de julho foram 64 jogos, todos transmitidos pela Rádio Facom e pelos 32 alunos que compõem a equipe de Esportes. Mas antes de entrarem no estúdio, narradores, repórteres e plantonistas passaram por um treinamento onde aprenderam  as técnicas de uma transmissão esportiva e as formas de lidar com a cobertura de um evento à distância. Leia mais sobre como foi o treinamento dos alunos.

“Procuramos trazer uma cobertura forte em análise, com uma boa dose de opinião. Evidente,  também apostamos em muitas informações. Desta forma, a ideia central era levar aos ouvintes o máximo de informação mas com análise. Não quisemos levar puramente a notícia, quisemos repercuti-la, discutir suas implicações. Ajudamos o ouvinte a compreender melhor a Copa fazendo isso”, fala um dos narradores da equipe de esportes Henrique Fernandes. Veja um trecho da transmissão do jogo Portugal x Espanha pelas quartas de final da Copa 2010.

Sem dúvida, o distanciamento da notícia e do país sede da Copa forçou jornalistas e o público a confiarem na apuração de profissionais que viajaram até a África. O furo de reportagem e  a informação exclusiva foram quase impossíveis para quem cobria daqui o Mundial. Para driblar as dificuldades, a Equipe de Esportes apostou no talento e no acaso. Para dar mais dinamicidade às transmissões, todos os jogos contavam com um repórter nas ruas para dar voz aos ouvintes a respeito das partidas. E sem auxílio de correspondentes no país sede, a equipe pode contar com o trabalho de um integrante, que em período de estudos na Inglaterra, pode transmitir aos ouvintes da Rádio Facom o que os ingleses estavam achando da Copa. O estudante do oitavo período de Comunicação João Henrique manteve contato com a Equipe direto das ruas de Londres e deixou a transmissão ainda mais interessante.

E foi a estratégia utilizada pela equipe de tirar as transmissões do lugar comum, que fez da cobertura do Mundial feita pela Rádio Facom reconhecida. “Foi uma das melhores coberturas feitas pela Rádio, o comprometimento dos alunos e o tom profissional deles construiu uma imagem de grande credibilidade”, ressalta o diretor da Rádio Facom, professor Márcio Guerra. De acordo com o professor, as técnicas e todo o conhecimento adquirido nas transmissões vão poder auxiliar os alunos no desempenho de trabalhos futuros não só no rádio, mas em qualquer outro meio (ouça).

O jornalista esportivo da Tribuna de Minas Wallace Mattos cobre sua segunda Copa do Mundo como profissional e dedica à Rádio Facom sua habilidade em lidar com as dificuldades. “Muito do que faço hoje ao cobrir a Copa, ou até mesmo ao apurar notícias do cotidiano vem da experiência que tive com as transmissões da Rádio. A falta de recursos, a equipe reduzida e o trabalho em grupo nos forçava a buscar estratégias para fazer do nosso trabalho de estudante um trabalho profissional”, lembra Wallace.

1 comentário

Arquivado em Especiais

Uma resposta para “Treinamento para saber lidar com os desafios

  1. Pingback: Copa do Mundo: Jornalistas de Juiz de Fora buscam cobrir o Mundial de uma maneira diferente « Juiz de Fora Online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s