Festival Primeiro Plano 2010 tem inscrições abertas

Por Débora Lemos

As inscrições para o Primeiro Plano 2010 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades – já estão abertas. O festival, que vai acontecer em Juiz de Fora entre os dias 25 a 30 de outubro de 2010, é de âmbito nacional e conta com oficinas, debates, mostras e sessões.

Um dos organizadores do evento, o professor da Faculdade de Comunicação Social da UFJF, Nilson Assunção Alvarenga, afirma que o festival “é o único no Brasil exclusivamente para diretores iniciantes e primeiros trabalhos”.

O slogan escolhido para este ano foi “Cine-imaginar”. O tema, que irá nortear a programação da nona edição do Festival, é o papel do cinema e da linguagem audiovisual na juventude atual. Para o professor, “a produção audiovisual está cada vez mais acessível. As pessoas passam a utilizar esses recursos tecnológicos no seu cotidiano e passam a se comunicar através dessa linguagem e desse produto”.

Professor Nilson Alvarenga acredita na importância do festival para a formação cultural de Juiz de Fora (foto por Débora Lemos)

Nilson ainda incentiva os diretores estreantes a mandarem suas produções. “É sempre legal ter a oportunidade de mostrar o seu trabalho. É uma forma de amadurecimento e isso leva a um aprendizado. Se for selecionado para nacional, regional ou não for, não importa. O que importa é que se passou por umprocesso que é cada vez mais rigoroso por causa da concorrência. Não faz sentido nenhum deixar um trabalho engavetado”. Os interessados em participar poderão se inscrever na Mostra Nacional ou Regional, destinada a trabalhos produzidos na Zona da Mata Mineira.

Os produtores poderão inscrever seus trabalhos gratuitamente no site oficial do evento. O prazo para inscrição na Mostra Nacional é até o dia 31 de agosto, e para a Mostra Regional, até o dia 17 de setembro.

Deixe um comentário

Arquivado em Webjornalismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s