Últimos preparativos para os Jogos Pan-Americanos escolares

Por Luíza Medeiros

Começa amanhã, dia 24 de agosto, a primeira edição dos jogos Pan-Americanos Escolares. Até 29 de agosto, Juiz de Fora vai ser sede da competição que reúne 566 atletas, com idades entre 15 e 17 anos. A cidade vai receber delegações de seis países das Américas. Além das duas equipes brasileiras – uma composta por atletas juizforanos e outra formada por competidores de todo país – participam representantes da Colômbia, Guatemala, Paraguai, Porto Rico e República Dominicana.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Renato Miranda, a delegação da Bolívia, que traria 37 integrantes para participar do vôlei feminino e do futebol, cancelou a sua participação nos jogos devido a problemas internos. Ele lembrou que essa não foi a única desistência. A delegação chinesa, que participaria como convidada, também não pode comparecer na competição por dificuldades em conseguir visto de entrada no Brasil.

Mesmo assim, a cidade continua recebendo um número significativo de visitantes, totalizando cerca de 1200 pessoas entre atletas, chefes de delegações, técnicos, médicos, fisioterapeutas e jornalistas. Também vão estar presentes Andrea Delphin e Jan Collen, respectivamente presidente e vice-presidente da International School Sport Federation (ISF) e o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Sérgio Rufino.

 O Primeiro dia

Marcando o início do evento, atividades estão programadas para a terça-feira.  A partir das 14h30 começa o revezamento da tocha, que sai do Museu Mariano Procópio e passa por vários pontos da cidade até chegar ao Estádio Municipal Radialista Mário Helênio no início da noite. Para carregar a tocha pelos 10 postos de transição ao longo do percurso, foram convidadas 63 pessoas, entre atletas e cidadãos juizforanos.

 Renato Miranda afirmou que não devem ocorrer grandes transtornos no trânsito, já que as ruas não serão fechadas.  Para facilitar o deslocamento, batedores vão fazer retenções no tráfego durante o percurso.

Após a chegada da tocha, começa, no Estádio Municipal, a cerimônia de abertura, agendada para as 20h. Nela acontecerá o desfile das delegações e a exibição de um vídeo que vai registrar o deslocamento da tocha. A entrada é franca e a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) vai disponibilizar duas linhas (780 e 180) para atender aos interessados em participar da abertura. Serão nove ônibus que começam a circular a partir das 17h30, sendo que dois são adaptados para pessoas com deficiência.

 Além desses eventos, a partir das 9h os jogos já começam a acontecer, no novo Complexo Olímpico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que será sede das disputas de vôlei, handebol, atletismo e natação, e no Sport Club, onde acontecem os jogos de basquete. Assim como na cerimônia de abertura, os jogos também serão abertos ao público e gratuitos. Confira aqui as fotos das instalações que vão receber as disputas.

O voluntário Pedro da Silva se prepara para trablhar no Pan Foto: Luíza Medeiros

Últimas recomendações aos voluntários

Os 600 voluntários recrutados para trabalhar no evento e os demais profissionais que lidam com o público receberam hoje, segunda-feira, dia 23, um curso de capacitação oferecido pela Prefeitura.

Profissionais e estudantes de diversas áreas de atuação, como Educação Física, Comunicação e Turismo, se reuniram no Victory Business Hotel para receber as últimas instruções e pegar seus uniformes, fornecidos pela Prefeitura de Juiz de Fora, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).  

A Assessoria de Comunicação da Polícia Militar também participou do encontro através de uma palestra sobre segurança pessoal, que deu orientações sobre como proceder de forma a garantir o bem-estar dos atletas.

Deixe um comentário

Arquivado em Esporte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s