Jogos Pan-americanos Escolares devem movimentar economia da cidade

Comércio e setor hoteleiro são os mais otimistas com o evento, que recebe cerca de 1000 pessoas em JF; Prefeitura realizou programa de capacitação para qualificar profissionais

Por Mariana do Amaral Antunes

Participantes de diversos países irão disputar jogos no Centro, Bom Pastor, Fábrica e Campus da UFJF

Começa hoje em Juiz de Fora a primeira edição dos Jogos Pan-americanos Escolares. Até o dia 30 de agosto, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura estima que cerca de 1000 pessoas estarão na cidade, entre atletas, chefes de delegações, familiares e expectadores do Brasil e de outros oito países: Aruba, Bolívia, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

A cerimônia de abertura acontece no dia 24, a partir das 20h, no Estádio Municipal Radialista Mario Helênio, mas as delegações começaram a chegar na cidade já na semana passada. E não só atletas e equipes estão ansiosos para o início da competição. A expectativa para os Jogos Pan-americanos Escolares é grande também entre comerciantes e empresários da cidade, que esperam faturar com a chegada dos visitantes.

Atenta a esse contexto, a Prefeitura promoveu, entre os dias 14 e 18 de junho, o programa de capacitação “Bem-vindo à Juiz de Fora”. O objetivo era preparar recepcionistas, garçons, agentes de trânsito, taxistas e demais profissionais do setor de serviços para receber, exclusivamente, os turistas e atletas que desembarcam na cidade para os Jogos. Na ação, que contou com a participação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato dos Hotéis, Sindicato dos Taxistas e Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), foras ministradas a 240 profissionais palestras, cursos de língua estrangeira e visitas guiadas a pontos turísticos do município.

O maior volume de atividades dos Jogos Pan-americanos Escolares acontece no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mas também serão realizadas competições em clubes e colégios do bairro Fábrica, Bom Pastor e Centro. Com isso, estabelecimentos localizados na área central da cidade estão otimistas com o possível movimento.

Restaurantes no centro da cidade esperam aumento no movimento

Flávio de Almeida Cândido, gerente de um restaurante na Rua Santa Rita, diz que a expectativa é grande, assim como aconteceu com o recém-realizado Rainbow Fest e Miss Gay. “Estamos ao lado de um hotel que receberá uma das delegações. Mesmo que a UFJF dê um apoio com relação à alimentação aos participantes, tem sempre os familiares e o público que acompanha. Acredito que o movimento deva aumentar em torno de 10%”, afirma o gerente.

Na programação dos Jogos, a Prefeitura também organizou atividades culturais complementares, uma delas no maior shopping da cidade. Para o Sindicato do Comércio (Sindicomércio) de Juiz de Fora, o impacto para os lojistas não é tão grande quanto o gerado no setor de serviços, no entanto, a chegada de turistas sempre representa aumento nas vendas. O Sindicato dos Taxistas também expressou seu otimismo durante o Programa de Capacitação da Prefeitura, e espera que a procura pelo serviço aumente.

Para Marco Antonio Menezes, presidente do JF Convention Bureau, além de movimentarem a economia, jogos servirão para divulgar a infraestrutura da cidade

Segundo o Presidente do Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau, Marco Antônio Menezes, os dados sobre o movimento nos hotéis e restaurantes ainda não foram confirmados, mas comerciantes e empresários estão otimistas, sobretudo com as possibilidades de desdobramentos e os legados que os Jogos trarão para o município.

“Além da entrada de dinheiro desses participantes, a cidade ganha em vários aspectos, como a melhoria dos serviços e estrutura. Os hotéis e o comércio serão os mais beneficiados, mas levando em consideração o efeito multiplicador do turismo de eventos, os benefícios para a economia local serão ainda maiores”, explica Marco Antônio.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s