Jogos Pan-americanos Escolares devem movimentar economia da cidade

Comércio e setor hoteleiro são os mais otimistas com o evento, que recebe cerca de 1000 pessoas em JF; Prefeitura realizou programa de capacitação para qualificar profissionais

Por Mariana do Amaral Antunes

Participantes de diversos países irão disputar jogos no Centro, Bom Pastor, Fábrica e Campus da UFJF

Começa hoje em Juiz de Fora a primeira edição dos Jogos Pan-americanos Escolares. Até o dia 30 de agosto, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura estima que cerca de 1000 pessoas estarão na cidade, entre atletas, chefes de delegações, familiares e expectadores do Brasil e de outros oito países: Aruba, Bolívia, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

A cerimônia de abertura acontece no dia 24, a partir das 20h, no Estádio Municipal Radialista Mario Helênio, mas as delegações começaram a chegar na cidade já na semana passada. E não só atletas e equipes estão ansiosos para o início da competição. A expectativa para os Jogos Pan-americanos Escolares é grande também entre comerciantes e empresários da cidade, que esperam faturar com a chegada dos visitantes.

Atenta a esse contexto, a Prefeitura promoveu, entre os dias 14 e 18 de junho, o programa de capacitação “Bem-vindo à Juiz de Fora”. O objetivo era preparar recepcionistas, garçons, agentes de trânsito, taxistas e demais profissionais do setor de serviços para receber, exclusivamente, os turistas e atletas que desembarcam na cidade para os Jogos. Na ação, que contou com a participação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato dos Hotéis, Sindicato dos Taxistas e Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), foras ministradas a 240 profissionais palestras, cursos de língua estrangeira e visitas guiadas a pontos turísticos do município.

O maior volume de atividades dos Jogos Pan-americanos Escolares acontece no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mas também serão realizadas competições em clubes e colégios do bairro Fábrica, Bom Pastor e Centro. Com isso, estabelecimentos localizados na área central da cidade estão otimistas com o possível movimento.

Restaurantes no centro da cidade esperam aumento no movimento

Flávio de Almeida Cândido, gerente de um restaurante na Rua Santa Rita, diz que a expectativa é grande, assim como aconteceu com o recém-realizado Rainbow Fest e Miss Gay. “Estamos ao lado de um hotel que receberá uma das delegações. Mesmo que a UFJF dê um apoio com relação à alimentação aos participantes, tem sempre os familiares e o público que acompanha. Acredito que o movimento deva aumentar em torno de 10%”, afirma o gerente.

Na programação dos Jogos, a Prefeitura também organizou atividades culturais complementares, uma delas no maior shopping da cidade. Para o Sindicato do Comércio (Sindicomércio) de Juiz de Fora, o impacto para os lojistas não é tão grande quanto o gerado no setor de serviços, no entanto, a chegada de turistas sempre representa aumento nas vendas. O Sindicato dos Taxistas também expressou seu otimismo durante o Programa de Capacitação da Prefeitura, e espera que a procura pelo serviço aumente.

Para Marco Antonio Menezes, presidente do JF Convention Bureau, além de movimentarem a economia, jogos servirão para divulgar a infraestrutura da cidade

Segundo o Presidente do Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau, Marco Antônio Menezes, os dados sobre o movimento nos hotéis e restaurantes ainda não foram confirmados, mas comerciantes e empresários estão otimistas, sobretudo com as possibilidades de desdobramentos e os legados que os Jogos trarão para o município.

“Além da entrada de dinheiro desses participantes, a cidade ganha em vários aspectos, como a melhoria dos serviços e estrutura. Os hotéis e o comércio serão os mais beneficiados, mas levando em consideração o efeito multiplicador do turismo de eventos, os benefícios para a economia local serão ainda maiores”, explica Marco Antônio.

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s