Liquidações de Inverno movimentam a economia da cidade

Por Paula Medeiros

Ao final de cada estação do ano, a maioria das lojas fazem as famosas liquidações, que jogam o preço das peças lá embaixo. São lojas de roupa, sapato, pijamas, acessórios, dentre muitas outras. Essas promoções são uma forma de garantir a venda de quase todo o estoque, para que a loja não armazene peças demais e não sofra nenhum prejuízo.

A gerente a loja Opção, no centro da cidade, Flávia Rosa Affonso, diz que o volume de vendas nessa época aumenta demais. “Em época de liquidação, muitas vezes temos que fechar as portas da loja, porque fica tão cheio aqui dentro que nem as vendedoras conseguem dar conta do número de clientes, nem os clientes conseguem ver direito as peças”, afirma Flávia, entusiasmada com o resultado de vendas proporcionado pelas liquidações.

Promoções esquentam as vendas de final de inverno

Com o inverno prolongado desse ano, muitas pessoas se perguntaram se houve atraso no lançamento das coleções de primavera/verão 2011. Para Flávia, a resposta é não. “A liquidação não impede que lancemos a coleção nova. A única coisa que acontece é que reorganizamos a disposição das peças no interior da loja”, diz a gerente. Mas o inverno desse ano garantiu a venda de todos os casacos. “Não sobrou nenhum. Vendemos tudo. Antes daqueles dias mais frios, a gente quase já não tinha mais nada. Depois, foram-se todos”, comemora Flávia.

Aurélio Freitas, assessor da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – diz que não só as liquidações têm sido aproveitadas para alavancar as vendas em Juiz de Fora, mas todas as datas comemorativas, como Dia dos Pais e das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Namorados têm sido bem exploradas pelo comércio da cidade. “Nessas datas, as empresas sempre fazem alguma promoção, ampliam suas formas de pagamento, com o intuito de esvaziar seus estoques. É uma forma, muitas vezes bem aproveitada, de estimular as vendas”, afirma o assessor. Para a cidade, esse é um resultado muito bom. “Todo o lucro é visto de forma positiva. O que interessa no mercado da nossa cidade é aprender com as experiências e sempre tirar o melhor proveito de tudo. Quando um lojista vende, não é bom só pra ele. Ele ganha uma venda, o cliente ganha uma mercadoria e a cidade ganha em investimentos”, explica Aurélio.

Além de trazer resultados positivos para os comerciantes, as liquidações são uma boa opção para os clientes também. Fernanda Brucker, estudante do curso de Letras da UFJF, afirma que as promoções são uma ótima forma de adquirir coisas. “Nas liquidações, às vezes, nós encontramos uma peça de roupa que já estávamos querendo há muito tempo, pela metade do preço. Aí é irresistível, a gente acaba comprando”, conta a estudante. “Para mim, essa época de liquidações é fantástica. A gente sai satisfeita porque acabou de comprar alguma coisa e ainda se sente bem por ter feito um bom negócio”, revela Fernanda.

Fernanda aproveita as promoções

O início da primavera é dia 21 de setembro e as lojas geralmente lançam as coleções dessa estação com no máximo 4 semanas de antecedência. No centro de Juiz de Fora já é possível encontrar algumas lojas com as novas coleções e outras com peças remanescentes da antiga estação.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s