Inibição de enzima natural pode ajudar a reduzir dependência à cocaína

Estima-se que 14 milhões de pessoas no mundo fazem o uso abusivo de cocaína

Por: Thaís Pires

A revista americana Nature Medecine publicou recentemente um estudo onde se constatou que a inibição de uma enzima produzida de forma natural pelo corpo humano poderia ajudar no tratamento da dependência à cocaína.

A enzima ALDH-2 (aldeído desidrogenase-2) é conhecida por sua capacidade de reduzir o nível de acetaldeído, uma molécula que é acumulada com o consumo de álcool. Em experiências com ratos, um grupo de pesquisadores americanos demonstrou que o inibidor de ALDH-2 faz com que os animais consumam menos cocaína.

De acordo com o estudo, o inibidor, que será comercializado na forma de vacina, atua indiretamente reduzindo a produção e liberação de dopamina, uma molécula fundamental para os efeitos da cocaína e de outras substâncias. Além de reduzir o consumo de cocaína, o inibidor ajuda a prevenir futuras recaídas após um período de melhora.

A psicóloga Franca Leone, que trata de dependentes químicos e de pessoas com transtornos compulsivos em Juiz de Fora, explica que a dependência química é uma doença que pode ser controlada com terapia e medicamentos. Segundo ela, o estudo do inibidor se iniciou no Canadá e está em continuação nos Estados Unidos.

A doutora explica também que a vacina poderá ser tomada uma vez por mês pelo paciente e não encerra o desejo pela cocaína, mas faz com que o dependente não tenha a sensação de depressão que o faz recorrer à droga. Mas a psicóloga alerta, que o medicamento sozinho não surte efeito, o paciente deve se conscientizar e fazer o tratamento com acompanhamento médico e saber que é importante não se aproximar novamente da droga.

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s