Piano para uma plateia atenta e interessada

Por José Roberto Castro
A noite de quinta feira foi dedicada à musica clássica no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).  A pianista juizforana Daniele Espíndola interpretou obras de compositores como Domenico Scarlatti, Franz Liszt, Sergei Prokofiev e os brasileiros Lorenzo Fernandez e Brasílio Itiberê Sobrinho. A apresentação foi parte do projeto Música Mamm, que desde 2007 promove apresentações musicais no anfiteatro da antiga reitoria.
A apresentação foi intensa, para uma plateia atenta e interessada, apesar de não muito numerosa. Para Daniele, o interesse é uma característica do público de Juiz de Fora, que ela classifica como tímido. “Em Juiz de Fora as pessoas são um pouco mais comedidas, as vezes ficam um pouco acanhadas, não sabem se podem aplaudir naquele determinado momento”, comenta.
Com um currículo respeitável e apresentações por todo o Brasil e pela Europa, ela confessa que é diferente tocar em sua terra natal e elogia o projeto do MAMM. “É uma sala super legal, com equipamentos de última geração,  a acústica é muito boa e o piano está em excelente condições. A produção é muito profissional”, afirma. Para a pianista, o fato de o projeto contemplar artistas da cidade é elogiável. “Juiz de Fora tem muita gente boa e muitas vezes se privilegia artistas de fora. Juiz de Fora exporta talentos.”
A juizforana foi a única brasileira a tocar no festival Templo da Música, evento integrado ao Festival Musical das Nações, que ocorre durante todo o verão em Roma, na Itália. E foi isso que atraiu o aposentado Carlos Sampaio. “Sou novo na cidade e não a conhecia. É muito bom ver uma cidade que reconhece seus artistas. Quem ganha é a plateia”, opina.
Daniele é graduada em piano pela Escola de Música da Universidade Federal de  Minas Gerais e atualmente é professora na Escola de Música do Jardim Botânico, no Rio. A pianista ressalta que, sempre que pode, vem a Juiz de Fora, local onde, segundo ela, aprendeu a gostar de música.

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s