Inversão no fluxo dos ônibus de Juiz de Fora confunde passageiros mas promete vantagens

Por Débora Lemos

Mudança no embarque dos coletivos promete trazer mais segurança à população. Foto por Débora Lemos.

A mudança no embarque dos ônibus urbanos de Juiz de Fora está em vigor há um mês, mas ainda causa confusão na entrada dos passageiros nos veículos. Apesar das campanhas de orientação realizadas pela Settra (Secretaria de Transporte e Trânsito) com distribuição de panfletos e comerciais de televisão, dentre outras ações, o embarque pela porta da frente continua confuso.

Os passageiros podem identificar os ônibus que foram alterados por adesivos de sinalização afixados no vidro da frente e laterais dos veículos. A mudança começou em 29 linhas, abrangendo 41 veículos, o que representou 8% da frota. Hoje, 25% dos coletivos já estão com a roleta invertida.

A estudante de Nutrição, Andressa Cardoso diz que “as pessoas confundem muito ainda. As pessoas dão o sinal e ficam esperando abrir a porta de trás”.

A cobradora Elza Aparecida garante que a mudança trará comodidade para os passageiros. Foto por Débora Lemos

Para a cobradora de ônibus, Elza Aparecida Candeal, apesar dos passageiros ainda não terem se acostumado, a mudança será bénefica para a cidade. “Tem mais espaço para as pessoas se locomoverem e mais segurança para nós”. Ouça o depoimento da cobradora de ônibus Elza Aparecida.

A Settra afirma que essa alteração trará mais conforto e maior espaço útil para acomodação dos usuários; aproximação dos cobradores e motoristas, o que vai reduzir os assaltos e aumentar a segurança no embarque e desembarque dos cadeirantes; indução dos passageiros a não atravessar na frente dos ônibus, com a consequente redução dos acidentes e igualdade no embarque para as gratuidades, acabando com a discriminação contra os usuários que têm direito a esse benefício.

Deixe um comentário

Arquivado em Webjornalismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s