Exposição que retrata Paris na história do cinema continua em JF

Mostra “Paris no Cinema” está em cartaz no Espaço Cultural Correios, com exibição de filmes diariamente, até 25 de setembro

Por Mariana do Amaral Antunes

Exposição é inédita e está em cartaz no Espaço Cultural Correios de JF

Imagine passear pelas ruas de Paris, capital da França, e conhecer seus monumentos, pontos turísticos e passagens históricas. Essa é a proposta da exposição “Paris no Cinema”, mostra inédita em Juiz de Fora que segue no Espaço Cultural Correios até o dia 25 de setembro. Abordando o universo da sétima arte, a exposição apresenta os filmes que tiveram a cidade-luz – onde aconteceu a primeira exibição pública – como cenário, propondo que os visitantes realizem um percurso por um mapa estilizado da cidade, ampliado em uma das paredes da galeria.

A mostra apresenta trailers e produções na íntegra, incluindo sucessos como fabuleux destin d’Amélie Poulain e 101 Dalmatiens, exibidos diariamente às 10h30 e às 15h. Os títulos foram cedidos pela Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e pela Aliança Francesa de Juiz de Fora.

Para Tâmara Braga, curadora, exposição é para público de todos os gostos

Segundo a curadora da mostra, Tâmara Braga, a ideia não é só retratar a cidade de Paris, mas a também trazer informações sobre a história do cinema e a capital da França enquanto cenário e palco de manifestações artísticas.

“A mostra reforça o diálogo franco-brasileiro pouco tempo após as comemorações do ano da França no Brasil, e beneficia tanto estudantes da cultura francesa como interessados em cinema em geral”, explica a curadora.

Para quem se interessa pela língua e cultura francesas, a exposição também é uma ótima pedida. A professora de francês Bianca Pinto levou seus alunos do Pólo de Envelhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  para conhecer a mostra e gostou muito do que viu na exposição. “É uma pequena amostra de Paris, cidade que todos amam mesmo que não conheçam ainda. E como lá o cinema começou, nada mais relevante do que falar um pouco de nossas origens também. Os alunos adoraram”.

Leia também: R$390 mil para projetos culturais em Juiz de Fora

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s