Promoções e facilidades de pagamento aumentam as vendas de PCs na cidade

Por Isabel Miranda

Uma pesquisa realizada pelo centro de estudos IDC apontou um crescimento de 16% em 2010 nas vendas de computadores pessoais no Brasil. Estima-se que até dezembro a venda alcance 12,8 milhões de unidades.

Em Juiz de Fora a resposta está estampada nas vitrines e campanhas de publicidade. As promoções e as facilidades de pagamento estão atraindo novos consumidores e impulsionando as vendas.
De acordo com o gerente da Ipasoft , Luciano Machareth, o computador deixou de ser um artigo de luxo e passou a se tornar um eletrodoméstico. A loja, segundo ele, teve cerca de 30% de aumento nas vendas em relação ao mês passado. O gerente fala ainda sobre outros fatores que influenciaram o aumento pela procura dos PCs.

Por que a população está adquirindo mais computadores?

Acompanhe a entrevista.

Outra loja especializada em tecnologia na cidade é a Microtools . Segundo a analista de Marketing da loja, Larissa Schuery, a venda dos desktops caiu nos últimos três anos. “Essa queda é justificada pela substituição dos computadores pelos portáteis, como os notebooks e netbooks”, explica a analista. Entretanto, Larissa afirma ainda que a compra de computadores ainda é forte no meio corporativo.

O estudo da IDC detectou também a entrada da classe C no mercado de notebooks. Para atender essa parcela do mercado, a Microtools oferece a opção de pagamento via carnê. O resultado dos investimentos já pode ser visto: um aumento de 18% sob as vendas no mesmo período do ano passado.

Comprar netbook ou notebook?
Com a chegada dos netbooks os consumidores ficaram confusos. É mais vantajoso levar um notebook ou um netbook?

O gerente da Ipasoft, Luciano Machareth fala sobre o assunto.
De acordo com o professor da UFJF, especialista em Ciência da Computação, Eduardo Barrere, essa decisão deve ser pautada em três necessidades principais:

1) Orçamento
O preço de notebooks e netbooks pode variar de acordo com a configuração da máquina. Porém, em geral, os netbooks pesam menos no bolso do consumidor. Enquanto um notebook pode sair a R$2 mil reais, um netbook, custa em torno de R$1 mil.

2) Finalidade do equipamento
Você vai usar o seu portátil para que? Navegar na web? Escrever textos? Jogar jogos? Baixar vídeos e músicas? Essas perguntas ajudam a definir quais características o aparelho deve ter.

3) Características
Os netbooks são mais conhecidos por sua portabilidade: são leves, feitos para serem carregados dentro da bolsa. Porém não possuem leitor de disco óptico, para acessar CDs e DVDs. Além disso, disponibilizam pouco espaço para armazenamento, uma média de 4GB, enquanto os notebooks tradicionais, 160GB. Outra característica importante sobre os netbooks é o tamanho da tela. Suas dimensões reduzidas se aplicam ao teclado e às telas que vão de 7 a 9,8 polegadas. Um notebook pode chegar a 21 polegadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s