Por Gabriela de Carvalho
Todos os anos durante as eleições vemos políticos que exercem cargos nas Câmaras Municipais se candidatarem às eleições como Deputados Estaduais e Federais.
Com isso, sempre existe a dúvida se eles continuarão trabalhando normalmente ou se terão algum tipo de licença ou recesso para se engajar em suas respectivas campanhas.
Porém, segundo a assessoria da Câmara Municipal de Juiz de Fora, não existe lei que dê ao vereador o direito de se ausentar de suas obrigações políticas em tempos de eleição. Sendo assim, o trabalho no legislativo continua, enquanto os políticos fazem, ao mesmo tempo, suas campanhas à Câmara Federal.
Mas será que essa coincidência de tarefas é prejudicial?
Ainda segundo a assessoria, essa jornada dupla não atrapalha ou interfere no desempenho das atividades normais de cada político. Eles possuem uma agenda rigorosa e planejam tudo para que seja possível conciliar trabalho e campanha.
Mas nem todos acreditam que seja possível se dedicar com a mesma presteza a essas duas atividades simultaneamente.
Ouça sonora da estudante Juliana Netto
Uma vez eleito, o político tem que deixar o cargo para se preparar para a Câmara Federal. Um suplente é chamado para ocupar seu posto até o final do mandato.
Confira quais os vereadores de Juiz de Fora estão concorrendo às eleições 2010: Flavio Cheker, Isauro Calais, Rodrigo Mattos, Bruno Siqueira e Julio Gasparette.