Prefeitura e comunidade juntas contra a Dengue

Por Isabel Miranda

Ações comunitárias de combate e prevenção à Dengue  são retomadas este mês em Juiz de Fora. Com a chegada da nova estação, a Primavera, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. O aumento do calor e da umidade provoca pancadas de chuvas, tempo propício para a proliferação do Aedes aegypti,mosquito causador da doença.

 Atividades Integradas

Através da gincana “Troque seu lixo e concorra a uma cesta básica” a comunidade do Bairro Furtado de Menezes recolheu cerca de 3200 recipientes como pneus, garrafas e latas, potenciais criadouros do Aedes aegypti. A iniciativa faz parte da programação de atividades do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), da Secretaria de Saúde (SS)  de Juiz de Fora.

Outros projetos estão sendo realizados em paralelo. Além dos mutirões de limpeza que já foram efetuados em 43 bairros da cidade, há também iniciativas como o “Morador Vigilante”, na qual a comunidade pode denunciar as regiões com focos de Dengue, através do “Disque Dengue”: 3690-7000.

 Regiões mais afetadas

O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes (LIRA) foi de 1,22% de infestação. O Coordenador de Campo, Juvenal Marques, do DVEA, informou que pela classificação do governo, Juiz de Fora se enquadraria no estado de “Alerta para epidemia”. Valores maiores que 3,9% indicam “Risco de Epidemia”. Acompanhe o depoimento de Juvenal Marques.

Neste período foram notificados 9.451 casos de dengue em Juiz de Fora. A cidade registrou o total de 16 mortes pela doença, sendo três pela forma hemorrágica.

O Coordenador informa ainda as três regiões mais afetadas pela Dengue, de acordo com o último LIRA.

Como se prevenir?

Assista ao vídeo para conhecer as formas de contribuição para prevenir e combater à Dengue: http://www.youtube.com/watch?v=nrDG01nTEN0

 

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s