Cia. de Atores Academia celebra 30 anos com a vinda de Pedro Bandeira

Por Renata Delage

Trinta anos de trabalho ininterruptos, levando arte e alegria através do teatro para o público de Juiz de Fora e região. Para comemorar a data especial, a Cia. de Atores Academia retorna aos palcos com o espetáculo infantil de maior sucesso do elenco, o musical Vô Candinho e seus Bonecos. A história narrada é a de um velhinho muito divertido, que através de magia e bondade dá vida a uma trupe de bonecos.

O espetáculo levou os prêmios de melhores figurino, cenário e iluminação e melhore espetáculo infantil pelo júri popular no II Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora (2008).

O texto da peça foi escrito, especialmente para o grupo, pelo consagrado escritor Pedro Bandeira. Bandeira alcançou a marca de mais de vinte milhões de exemplares vendidos, tornando-se o autor de literatuta infanto-juvenil mais vendido no Brasil. Publicou setenta e sete livros e criou personagens que encantaram jovens leitores. Alguns dos títulos mais famosos são os livros da série Os Karas, A marca de uma lágrima, Agora estou sozinha…, A hora da verdade e Prova de Fogo.

Após dez anos de encenação do espetáculo, o grupo juizforano terá a oportunidade de se apresentar para o autor. A visita de Pedro Bandeira a Juiz de Fora faz parte das comemorações de trinta anos do grupo e está marcada para esse sábado, dia 18.

“É muito importante para a cidade e para os artistas locais o prestígio de um escritor com uma história tão rica na arte”, declara o educador e ator da Cia. de Atores Academia, Ronan Lobo. Para ele, a vinda de Bandeira é, sem dúvida, um incentivo à produção teatral da cidade.

Como preparador vocal do elenco, Ronan destaca a música como um ponto forte na trajetória da Cia. “Trabalhar com a musicalidade é um fator histórico no grupo. Demonstra a preocupação com o ator completo e que não só interpreta, mas também canta e se preocupa com a qualidade da voz”, ressalta. O ator também dá vida ao protagonista Vô Candinho e, para ele, “esse é o personagem pelo qual possui mais carinho”. (Ouça a entrevista com Ronan Lobo).

Pedro Bandeira - Foto Editora Moderna

O ator Henrique Alves também faz parte da trupe. “A sinceridade é uma característica muito forte do público infantil. Se a criança não gosta da peça ela não disfarça, fica inquieta na cadeira”, explica. Por isso, o ator ressalta a responsabilidade de atuar em espetáculos infantis. “Precisamos agradar não somente às crianças, mas também aos pais, para que eles confiem no nosso trabalho”, diz. (Ouça a entrevista com Henrique Alves).

Vô Candinho e seus Bonecos fica em cartaz até o dia  26 de setembro, aos sábados e domingos, às 18h, no Teatro Academia. O Teatro fica no Colégio Cristo Redentor Academia de Comércio, Rua Halfeld, 1179, Centro. Outras informações e e ingressos antecipados podem ser obtidos pelo telefone 2102-7733.

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s