Sessão Cidadão consolida a revitalização do Cinearte Palace

Na tentativa de ampliar o acesso da população à cultura cinematográfica, a Funalfa criou o projeto “Cinema para Todos”, um programa que incentiva diversas camadas da sociedade a ir ao cinema. Atualmente o projeto conta com quatro iniciativas diferentes, que são: “Sessão Cidadão”, “Clube do Professor”, “Sessão Terceira Idade” e “Escola vai ao cinema”.
O maior destaque do “Cinema para Todos” é o projeto “Sessão Cidadão”, criado em novembro do ano passado. Ele foi uma forma da Funalfa promover a revitalização do espaço do Cinearte Palace, localizado no centro de Juiz de Fora. Com a proposta de apresentar filmes que estão em cartaz nas demais salas de exibição da cidade pela quantia de R$1,00, o local voltou a ganhar visibilidade entre a população.

Como surgiu o projeto
Depois da inauguração de salas mais modernas em Juiz de Fora, o Palace entrou em decadência, estando potencialmente condenado a fechar as portas, mesmo sendo o principal cinema do centro e contendo um rico valor histórico. “Seria muito ruim para a cidade que o Palace fechasse as portas. Ele é um ponto de referência no centro, além de fazer parte da história de Juiz de Fora”, afirma Fernanda Martins Lauro, coordenadora do projeto. “Com ele, todos têm a ganhar, principalmente a população, que adquiriu maior acesso à projeção de filmes”, garante a Fernanda. (Ouça a Coordenadora falando sobre o surgimento do projeto)
Outro objetivo do “Sessão Cidadão”, além da revitalização do local, seria o de ampliar o acesso do público à arte cinematográfica e oferecer uma programação cultural de qualidade a um preço simbólico. “Se pessoas que não têm o costume ou mesmo a oportunidade de irem ao cinema, sentirem que o lugar é receptivo, com certeza elas vão retornar algum dia. Dessa maneira o espaço ganha um cliente e, principalmente, a pessoa aprende outra forma de lazer e entra em contato com um ambiente cultural estimulante”, ressalta a coordenadora.

As sessões do "Sessão Cidadão" ficam lotadas, como mostra a fila na entrada do Cine Palace

Para Fausto Gomes, estudante de Comunicação, o “Sessão Cidadão” é uma excelente oportunidade. “Eu costumo ir, em média, duas vezes por semana ao cinema. Para mim, o projeto permitiu que eu pudesse assistir a filmes novos sem apertar o bolso”, diz o estudante. Para Fausto o projeto é bom não só pelo preço. “Outro fator positivo, na minha opinião, é a localização. Aqui é um ponto central, perto dos pontos de ônibus, o que facilita ainda mais o acesso”, acrescenta o Fausto.
Na última terça-feira, cem pessoas ficaram de fora da sessão do filme “Nosso Lar”, sendo que a sala tem 250 lugares. Ontem, a sessão do mesmo filme teve lotação máxima, de acordo com Fernanda. “Provavelmente deixaremos esse filme até o final do mês, já que ele está tendo um retorno bom”, diz a coordenadora.
As sessões do projeto acontecem às terças e quintas, às 19h e às quartas-feiras, às 14:30h. Os ingressos podem ser adquiridos uma hora antes do início da sessão e cada pessoa tem direito a comprar três de cada vez.

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s