Diferenças entre os i3,i5 e i7

Por: Thiago Menini

Neste ano a Intel lançou a nova linha de processadores inteligentes da linha “i”. As novas tecnologias sempre geram duvidas e às vezes gastos indesejados e desnecessários por parte dos usuários. A cada dia fica mais difícil conhecer as tecnologias e decidir qual equipamento comprar.

Os novos processadores da Intel estão divididos em três linhas: os mais simples da linha i3, a intermediária com os i5 e a mais sofisticada a i7.

A linha i3 é a menos sofisticada das três, mas já supera em desempenho, por exemplo, os processadores da antiga linha Core2Duo. Os i3 são voltados para usuários menos exigentes e que desempenham funções mais simples.  De acordo com o vice-coordenador do curso de Engenharia Computacional da UFJF, o professor Marcelo Lobosco, “geralmente eles tem dois Cores, mas podendo chegar até quatro o que permite executar até quatro tarefas ao mesmo tempo”. Isto seria graças a tecnologia Hyper-Threading.

Além disso, os i3 possuem também controladores de memória DDR integrada e suporte para utilização de memórias de canal duplo(dual channel). Mas esta nova linha não supera, por exemplo, os antigos Intel QuadCore.

A linha i5 é a intermediaria sendo que em alguns casos consegue superar a maioria dos processadores antigos da Intel, mas em outros, ainda perde para os Intel QuadCore, por exemplo. Os i5 existem com dois ou quatro núcleos de processamento. De acordo com Lobosco “a arquitetura i5 geralmente tem um pouco mais de cachê e desempenho que o i3 então você pode realizar atividades com um pouco mais de demanda”. Estes processadores possuem também o controlador de memória DDR integrada, suporte para memória de canal duplo e a tecnologia Hyper-Threading. A novidade nesta linha é a tecnologia Turbo Boost. O Turbo Boost aumenta a velocidade do processador automaticamente para desempenhar as tarefas que necessitem de desempenho. Na linha i5 os processadores podem chegar até a um ganho de 800Mhz.

Para Marcelo Lobosco “o i7 é o top de linha, e está mais voltado para um profissional ou uma pessoa que tenha aplicações com uma demanda maior em termos de computação”. É a linha com mais desempenho e também a mais cara. Todos os processadores desta linha possuem quatro núcleos e um dos modelos o i7 – 980x possui seis núcleos. Os i7 tem a tecnologia Intel HD Boost que é responsável por otimizar o sistema realizando a compatibilidade entre a CPU e os programas. Outra novidade também é o QuickPath Interconnect (Interconexão de caminho rápido) que aumenta a velocidade do processador de uma maneira diferente. Ao invés de aumentar a frequência e a tensão elétrica, ele aumenta a largura da banda de processamento o que diminui as latências.

Mas vale lembrar que existem outras linhas de processadores da Intel e de sua concorrente a AMD famosa pelos Athlons. “As pessoas tem um pouco de preconceito com relação a AMD, ela também produz processadores de qualidade e em geral com um custo menor” ressalta o professor Lobosco. Então primeiro é necessário comparar as necessidades com o que os equipamentos podem oferecer.

Tabela comparativa entre todos os processadores da Intel e da AMD.

Monte seu computador de acordo com a sua necessidade.

Computadores mais rápidos do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s