Alzheimer: a doença que afeta 0,5% da população mundial

  Por Pedro Henrique Carpanês

Depois do câncer, ela está sendo considerada a doença do século. Já atinge mais de 35,6 milhões de pessoas. Não tem cura, e seu controle irá custar esse ano cerca de 1% do Produto Interno Bruto Mundial, ou seja, 604 bilhões de dólares. Dia 21 de setembro é comemorado seu dia. Ela afeta a memória e  o risco de ter essa doença aumenta com a idade: duplica-se a cada cinco anos a partir de 65 anos e chega a 50% aos 85 anos.

Não. Você não está em um jogo de alternativas. Esses, são os dados 2010 sobre o Alzheimer. A Associação Alzeimer’s Disease International (ADI), que reúne 73 associações de diversas partes do mundo, afirma que nos próximos 20 anos os casos duplicaram e daqui a 40, irão triplicar. Assim, os doentes somarão 115,4 milhões em 2050.

 A ADI fará um projeto, que será apresentado aos governos do G8 e G20. Nele os países assumiriam dar mais importância em políticas de saúde para a doença e outras demências similares. Segundo os especialistas os fundos dedicados ao Alzheimer terão que se multiplicar por 15 para atender aqueles que sofrem deste mal.

A avó da estudante Júllia Pereira sofre de Alzheimer

O Alzheimer afeta, além do paciente e da economia, as pessoas que cuidam e estão próximas desses enfermos. Para a estudante Júllia Pereira é muito difícil ver uma pessoa amada ir esquecendo tudo, desde seus parentes mais próximos até se já se alimentaram no dia.

 Ouça o que Júllia diz sobre a doença da avó. Entrevista Júllia

 Então para quem não quer sofrer da doença é só se cuidar. Manter uma vida saudável, com alimentação regrada, sem excessos, principalmente de álcool e drogas, pois eles atingem diretamente os receptores químicos cerebrais e os neurônios.

 Para aqueles que têm pessoas queridas com Alzheimer, a dica é ter paciência, calma e continuar cuidando delas. Ela não lembrar de você, não significa que deixou te amar. Mesmo com a doença ela continua sendo a mesma pessoa.

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s