Dez anos de JF Sabor

Restaurante Japa Temaki (foto: Thaís Pires)

Por Thaís Pires

Considerado o maior Festival Gastronômico de Juiz de Fora e Região, o JF Sabor (www.jfsabor.com.br) completa sua décima edição. Como em todos os anos, os principais restaurantes e bares da cidade põem à disposição do público pratos diferentes e especiais. Também participam este ano três estabelecimentos de Ibitipoca/Lima Duarte, um de Matias Barbosa e um de Piacatuba/Leopoldina.

Para a comemoração dos dez anos, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Juiz de Fora, responsável pelo evento, promove o tema Caminhos do Ouro. O tema se refere à expedição bandeirante pelo sertão mineiro através das trilhas abertas pelos pioneiros desde o século XVII e as estradas rasgadas no território por seus seguidores para escoamento da riqueza durante o Ciclo do Ouro até o final do século XIX. Atualmente parte deste trecho é o Caminho Novo que foi certificado como novo circuito indutor no Salão Mineiro de Turismo.

Participando pela primeira vez do evento, o gerente Victor Barros do restaurante de comida japonesa, Japa Temaki, vê a participação do como uma forma de divulgar a loja e também é importante pela experiência de disponibilizar um novo prato para os clientes. O prato escolhido para o JF Sabor é feito de fatias finas de salmão, com camarão e cream cheese levemente temperado. Ainda leva palmito pupunha e molho de gengibre. O prato especial foi uma invenção do sushiman que misturou a parte crua com a parte frita que, segundo Victor, é uma característica marcante da culinária japonesa e que faz sucesso entre os clientes.


Prato 'Xica da Silva' - Mamma Roma (foto:divulgação)

Indo para um ramo totalmente diferente, o Mamma Roma, de culinária italiana, oferece um prato bem atípico nessa edição do JF Sabor. O gerente do restaurante, Gláucio Carvalho, explica que a escolha do prato foi de acordo com o tema do evento (Caminhos do Ouro), com o objetivo de chamar a atenção do cliente. A novidade é a cor da massa que leva tinta de lula, deixando-a de cor preta, o detalhe fica por conta da pétala de ouro. Para acompanhar, um molho de maracujá e lombinho suíno. Por causa do contraste entre o preto e o amarelo, o prato foi intitulado de ‘Xica da Silva’.

Em tipo de culinária, o chef de cozinha, André Fagundes, do Brasador Steakhouse, explica que o prato Golden Bis é uma costela suína assada, com tempero a base de páprica, acompanhada de arroz verde, creme de milho, farofa especial e molho barbecue. Segundo Pedro Felipe, gerente do restaurante de comida tipicamente americana, o JF Sabor desse ano é interessante por ter um tema que valoriza a comida mineira e a gastronomia de Juiz de Fora, além de despertar o interesse das pessoas ao verem as novidades. Por isso, a escolha do prato foi bem criteriosa, já que procuraram no cardápio o prato mais mineiro.


Prato especial do Brasador Steakhouse (foto: Thaís Pires)

Para experimentar os pratos desses restaurante, veja abaixo os endereços:

Japa Temaki – Rua Moraes e Castro, 300 lj.122, Alto dos Passos.

Mamma Roma – Rua Braz Bernardino, 90, Centro.

Brasador Steakhouse – Rua Machado Sobrinho, 146, Alto dos Passos.

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s