Planejamento doméstico: como economizar?

Por Lucilia Bortone

Muitas famílias, ao final de cada mês, vivem um drama em comum: as contas chegam e o dinheiro não dá conta de tantas pendências. Pagar as contas em dia requer um planejamento e disciplina, mas nem todos conseguem.

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra que a intenção de consumo das famílias brasileiras aumentou 0,6% entre julho e agosto. Segundo a Pesquisa sobre Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o número de endividados subiu de 57,7% em julho para 59,1% no mês passado. Entre os endividados, somente 9,7% das famílias com renda de até 10 salários mínimos não terão condições de quitar suas dívidas.

“O planejamento das despesas depende de disciplina e principalmente de controle com os gastos mensais. É importante separar o essencial daquilo que é supérfulo”, disse o economista Luiz Santos. Quem está com o orçamento apertado deve sempre tentar negociar suas dívidas. “Existe uma diferença entre juros e multa. O juros é cobrado por dia e a multa se cobra uma vez, mesmo se a conta já acumule dois meses de atraso, por exemplo”, completou.

O economista alerta ainda sobre as taxas do cheque especial e cartões de crédito. “O cartão de crédito, para quem está endividado, é um vilão. Pagar o valor mínimo também não é o recomendado, o melhor é pagar o quanto o orçamento permitir e evitar gastos excessivos”.

Dicas para economizar em casa e evitar novas dívidas.

O primeiro passo para o bom planejamento é montar uma planilha com os gastos previstos para o mês com as despesas com moradia (aluguel, luz, telefone, condomínio etc) e comparar com a renda de cada um (Veja o vídeo). Outra dica é anotar tudo que os membros da família consomem fora de casa diariamente, até o cafezinho na padaria entra no cálculo.

“A ideia de se colocar tudo na ponta do lápis é realmente planejar e analisar as prioridades da família, mas tudo dentro dos limites da renda familiar. É claro que não é para ninguém passar necessidade, por isso é importante também ficar atento aos preços e promoções”, analisa o economista Luiz Santos.

Veja abaixo outras dicas para economizar em casa:


Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s